Indústria continua otimista para os próximos 6 meses, aponta Radar da Fiems

A indústria continua com boas expectativas em relação às exportações de produtos industrializados, à compra de matérias-primas, à demanda por produtos industrializados e às contratações de empregados

A Sondagem Industrial, realizada em novembro pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que a indústria estadual continua otimista para os próximos seis meses com boas expectativas em relação às exportações de produtos industrializados, à compra de matérias-primas, à demanda por produtos industrializados e às contratações de empregados.

A melhor marca dos indicadores dos industriais do Estado foi registrada para as exportações de industrializados, com índice de 54,5 pontos.

Logo em seguida aparecem a compra de matérias-primas, com 52,9 pontos de índice, a demanda por produtos industrializados, com índice de 52,8 pontos, e as contratações de empregados, com índice de 51,4 pontos, "Os quatro casos apresentaram indicadores acima dos 50 pontos, o que significa a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses deste ano em todo o setor industrial de Mato Grosso do Sul", traz avaliação do Radar da Fiems.

Em Mato Grosso do Sul, a atividade industrial apresentou um ritmo moderado, sinalizando estabilização na produção. Os resultados apurados em outubro e novembro refletem o fim das encomendas de fim de ano, uma vez que nos meses de julho, agosto e setembro foram registradas expansões na produção industrial sul-mato-grossense.

Já o nível de utilização da capacidade instalada ficou ligeiramente abaixo do usual, comparativamente ao que é tido como habitual para o período.

ICEI

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em dezembro o equivalente 57,9 pontos. O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 56,9, 56,3 e 64,6 pontos, respectivamente.

Em dezembro, para 19,4% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira melhoraram. No caso da economia estadual, na mesma comparação, a melhora também foi apontada por 11,1% dos participantes. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão melhores para 25% dos respondentes.

Enquanto 50%, 55,6% e 58,3% disseram que não houve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Para os próximos seis meses, 40% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira. Já no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 33,4%.

Por fim, com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 58,3% dos respondentes mostraram-se confiantes. Enquanto 45,7%, 50% e 30,6% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais

Comentários