Custos industriais têm queda de 1,2% no terceiro trimestre, informa CNI

Foi a segunda queda consecutiva do indicador, que já havia recuado 0,7% no segundo trimestre

O Indicador de Custos Industriais caiu 1,2% no terceiro trimestre deste ano em relação ao segundo trimestre, descontados os efeitos sazonais. Foi a segunda queda consecutiva do indicador, que já havia recuado 0,7% no segundo trimestre, informa pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira (5).

O estudo mostra que, no mesmo período, os preços dos produtos manufaturados no mercado interno ficaram praticamente estáveis, com alta de apenas 0,1%, o que permitiu a recomposição das margens de lucro das empresas. Além disso, a indústria conseguiu recuperar a competitividade, pois, enquanto os custos caíram, os preços dos manufaturados importados subiram 1,4%, impulsionados pela desvalorização de 2% do real frente ao dólar. Os produtos brasileiros também ficaram mais competitivos no mercado internacional, pois os preços em reais dos manufaturados subiram 2% no mercado dos Estados Unidos.

O Indicador de Custos Industriais é formado por custos de produção, custo de capital de giro e custo tributário.  A queda de 1,2% registrada de julho a agosto é resultado da redução de 5,7% nos custos tributários. O custo de produção, que inclui gastos com pessoal, energia elétrica e compras de bens intermediários, ficou praticamente estável, com leve alta de 0,1% e os custos de capital de giro aumentaram 2,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre.

Entre os componentes dos custos de produção, a energia elétrica teve alta de 2,7%, os gastos com pessoal subiram 2,2%, enquanto que os bens intermediários recuaram 0,7%.

SAIBA MAIS - Acesse a página do Indicador de Custos Industriais para todos os detalhes da publicação. 

Relacionadas

Leia mais

Alta dos juros ampliará dificuldades das empresas, avalia CNI
Situação do abastecimento de água preocupa para 2015

Comentários