Saiba como suspender pagamentos de empréstimos com o BNDES

Cartilha do Núcleo de Acesso ao Crédito explica como negociar suspensão de pagamentos de financiamentos feitos junto ao BNDES

Em meio à pandemia da covid-19 e o consequente aumento da necessidade de crédito para ajudar as empresas a sobreviver, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) tem elaborado e distribuído por meio eletrônico uma série de boletins com informações para ajudar os empresários a escolherem e acessarem as melhores linhas disponíveis no mercado. 

A publicação mais recentes orienta empresários sobre como a possibilidade de suspensão temporária do pagamento de empréstimos contratados junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

A suspensão temporária por até seis meses de pagamentos contratados direta ou indiretamente junto ao BNDES foi anunciada como uma das medidas emergenciais do governo. Poderão ser renegociadas as prestações, o montante principal e os juros, incluindo parcelas de juros durante o período de carência, quando for o caso. 

Os pedidos de suspensão, prática conhecida no mercado como standstill, devem ser feitos, nos casos de operações diretas ou mistas, pelo empresário ao BNDES por meio do site do banco. Nos casos de contratações indiretas, a solicitação deve ser efetuada diretamente na instituição financeira onde o empréstimo foi operacionalizado com recursos do BNDES. As prestações suspensas serão incorporadas ao saldo devedor e redistribuídas nas parcelas restantes da dívida, mantendo o termo final do contrato. Ou seja, o prazo final de amortização não será estendido.

“Acesso a financiamento é uma das necessidades mais urgentes das empresas durante a crise. O governo e os bancos públicos têm criado diversos produtos e é importante que as empresas conheçam as diferenças entre eles, de modo a selecionar o mais adequado às suas necessidades e à sua capacidade de acessar crédito”, afirmou João Emilio Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI. 

Relacionadas

Leia mais

5 tendências para o mundo pós coronavírus
Propostas da indústria para atenuar os efeitos da pandemia
Digitalização é urgente para empresas de todos os portes, diz diretora de Inovação da CNI

Comentários