CNI lidera bancada empregadora na 103ª Conferência Internacional do Trabalho

As definições sobre convenções e recomendações na área trabalhista são discutidas e definidas

Confederação Nacional da Indústria (CNI) lidera, a partir desta quarta-feira (28), a comitiva empresarial do Brasil na 103ª Conferência Internacional do Trabalho. O evento ocorre em Genebra, na Suíça, e reúne os 185 países-membros da Organização Internacional do Trabalho ( OIT ) na instância máxima da entidade – formada por governos nacionais, representações de empregadores e de  trabalhadores – na qual as definições sobre convenções e recomendações na área trabalhista são discutidas e definidas. 

A bancada empresarial é composta por representantes das diversas confederações empregadoras e, esse ano, está sendo liderada pela CNI, sob a coordenação do vice-presidente Alexandre Furlan. Até 12 de junho, as discussões sobre o mundo do trabalho terão foco nos seguintes temas: trabalho forçado, informalidade e objetivos estratégicos do emprego. 

A participação da CNI na Conferência é de suma importância principalmente em função da crescente inserção do Brasil no contexto econômico mundial. Nesse sentido busca-se durante o evento participar de forma ativa das discussões com o objetivo de contribuir com o debate e definições que sejam adequadas à moderna relação do trabalho. 

A OIT - Criada em 1919 a Organização Internacional do Trabalho foi estabelecida após a 1a Guerra Mundial. Com uma estrutura tripartite, tem o objetivo de promover normas, princípios e direitos fundamentais do trabalho, gerar empregos dignos, fomentar a proteção social e fortalecer o tripartismo e o diálogo social. O Brasil está entre os membros fundadores da organização. 

A Conferência Internacional do Trabalho é seu órgão máximo, que se reúne anualmente, em geral entre os meses de maio e junho, para discutir temas com maior recorrência nos países-membros. 

Relacionadas

Leia mais

Portal Único reduz atrasos e custos na hora de exportar, avalia CNI
CNI lança publicações para promover uso eficiente de água no setor industrial

Comentários