CNI divulga na terça-feira (16), às 10h, os Coeficientes de Abertura Comercial de 2018

O estudo mostra o grau de integração da indústria brasileira ao mercado internacional

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará nesta terça-feira (16), às 10h, o estudo Coeficientes de Abertura Comercial de 2018.  O estudo, que mostra o grau de integração da indústria brasileira ao mercado internacional, será publicado no Portal da Indústria e encaminhado por e-mail aos jornalistas cadastrados. Também será divulgado no Twitter da CNI.

Feito em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), o trabalho revela o desempenho de quatro indicadores, que são:  

1. Coeficiente de exportação: Mede a participação das vendas externas no valor da produção da indústria de transformação. Com isso,  mostra a importância do mercado externo para a indústria.  

2. Coeficiente de penetração de importações:  Mede a participação dos produtos importados no consumo brasileiro. 

3. Coeficiente de insumos industriais importados: Mede a participação dos insumos industriais importados no total de insumos industriais adquiridos pela indústria de transformação. 

4. Coeficiente de exportações líquidas: Mostra a diferença entre as receitas obtidas com as exportações e as despesas com a importação de insumos industriais, ambas medidas em relação ao valor da produção.

SAIBA MAIS: Confira, no Portal da Indústria, o estudo Coeficientes de Abertura Comercial.

Relacionadas

Leia mais

Participação dos importados no consumo brasileiro sobe para 17%, informa CNI
7 indicadores da CNI que mostram a competitividade da indústria brasileira

Comentários