CNI defende mais medidas semelhantes ao PAC Equipamentos

Para o presidente da CNI, outra decisão do governo, a redução de meio ponto percentual na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), cobrada nos financiamentos do BNDES, incentivará os investimentos

Brasília - O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, disse que iniciativas como o PAC Equipamentos, anunciado pelo governo na quarta-feira, 27.06, deveriam se repetir para estimular a indústria. “Poderíamos ter medidas dessas todos os dias”, comentou, bem-humorado, após o anúncio do pacote, no Palácio do Planalto.

Para o presidente da CNI, outra decisão do governo, a redução de meio ponto percentual na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), cobrada nos financiamentos do BNDES, incentivará os investimentos. “Estamos chegando onde sempre pleiteamos. Diante da inflação, a redução a 5,5% ao ano representa quase juro zero para o investimento”, assinalou.

Andrade ressaltou que o PAC Equipamentos é importante sobretudo para setores específicos, como o de veículos e material de transporte, sem impacto significativo, contudo, no aumento do Produto Interno Bruto (PIB). “A previsão da CNI é de um crescimento do PIB próximo de 3%, este ano, com a indústria crescendo entre 2% e 2,5%”, anunciou.

O PAC Equipamentos ampliou a compra de ônibus, carteiras escolares, caminhões, máquinas agrícolas, ambulâncias, trens urbanos, motocicletas para Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além de veículos militares. Determinou também preferência para compras governamentais de mais de 80 itens fabricados no Brasil na área de saúde, com margens de preço entre 8 e 25% superiores aos similares importados.

Relacionadas

Leia mais

Atraso na execução de seis obras do PAC causa prejuízo de R$ 28 bilhões
CNI propõe ampliação do financiamento a empresas industriais
SENAI oferece financiamento e infraestrutura a pequenas empresas que querem inovar

Comentários