Sindicatos se unem para qualificação de trabalhadores

Encontro busca soluções conjuntas para a qualificação da mão de obra para o setor

Diretores do SENAI-PI estiveram reunidos com representantes dos Sindicatos das Indústrias Gráficas de Teresina (Sigrat), da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf-Pi) e Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias Gráficas do Estado do Piauí (Sintagrapi). Na pauta: buscar soluções conjuntas para a qualificação da mão de obra para o setor.

Durante encontro, a diretora de educação profissional e tecnológica do SENAI-PI, Sandra Ataíde, fez uma explanação das ações da entidade relacionadas a cursos, treinamentos e aperfeiçoamentos ofertados em suas diversas modalidades. Sandra Ataíde sugeriu ainda aos representantes classistas que promovessem uma reunião de conscientização com os trabalhadores para tratar sobre a importância da qualificação para o mundo do trabalho atual.

“Sem mão de obra qualificada e valorizada, corremos o risco da falta de interesse dos jovens ingressaram no setor gráfico”, disse Antonio Oliveira Costa, presidente do Sindicato laboral. De acordo com ele, grande parte dos trabalhadores do setor se encontra envelhecida e em fase de aposentadoria. “Por isso precisamos qualificar pessoas jovens e inseri-los no mercado de trabalho”, completou.

Outro ponto ressaltado por Oliveira foi a tecnologia. Com os equipamentos cada vez mais modernos, é necessário que os trabalhadores busquem a qualificação profissional para acompanhar a evolução. Ele lembrou ainda que muitos trabalhadores têm dificuldades em realizar a atividade de arte final, por conta da carência de uma qualificação. 

Para James Hermes dos Santos, presidente do Sigrat, a parceria entre empresários e trabalhadores é uma demonstração de amadurecimento. “Uma boa relação entre os sindicatos (patronal e laboral) é essencial para a qualidade do debate das ideias, pois ninguém faz nada sozinho. Você pode até tentar, mas verá que precisará de ajuda”, disse Hermes, acrescentando que o SENAI é o caminho para resolver o problema da qualificação de mão de obra do setor.

Já o presidente da Abigraf-PI, Odemilson Alves Pereira, alertou para um fato que vem impedindo o desempenho dos trabalhadores das indústrias gráficas por falta de mão de obra qualificada. Segundo ele, a maioria da clientela exige trabalhos coloridos, e grande parte dos gráficos se acostumou a trabalhar com impressoras monocromáticas A4. Portanto, a nossa preocupação é qualificar esse trabalhador também em máquinas bicolores”, resaltou Odmilson Alves. 

Heline Melo, diretora do Centro de Formação Profissional “Antônio José de Moraes Souza”, unidade do SENAI-PI que atende o segmento no Estado, disse que a escola conta com oficinas de Acabamento Gráfico e Impressão Offset para cursos de iniciação, qualificação e aperfeiçoamento profissional. Heline Melo informou ainda que recentemente a unidade recebeu novos equipamentos e com isso vai a suprir as necessidades das empresas.

Relacionadas

Leia mais

Cursos técnicos ou de qualificação? SENAI tem milhares de vagas abertas em todas as regiões do país
Veja quais são as 6 áreas que mais vão contratar trabalhadores com qualificação técnica
De qualificação técnica a mestrado e doutorado: o SENAI tem muito mais cursos do que você imagina!

Comentários