Simno participa de mesa-redonda para executivos de sindicatos de indústria de Santa Catarina

O evento foi promovido pela CNI em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) na capital Florianópolis

O Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), ganhou notoriedade nacional nos últimos meses com inúmeras participações em eventos promovidos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e federações das indústrias dos estados, sendo assim, exemplo de crescimento para os demais em nosso estado. 

Nos dias 03 e 04 de Abril o Simno participou de uma nova mesa redonda de boas práticas, voltadas para executivos. O evento foi promovido pela CNI em parceria com a  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) na capital Florianópolis. Na ocasião, o Simno foi representado por seu Diretor Executivo, Valdinei Bento dos Santos. 

De acordo com ele, foram mais de 60 executivos participando do evento. "O Simno mais uma vez marcou presença e  compartilhou suas ações como case de sucesso e modelo de sindicato da atualidade, achei a experiência muito importante e apesar da pouca experiência de falar em público foi gratificante mostrar o trabalho do Sindicato e também aprender mais sobre associativismo através das ações desenvolvidas no Estado de Santa Catarina", disse. 

O representante da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Allan Batista Camilo, também comentou a participação do Simno no evento. "Inicialmente parabenizo o Simno pela brilhante atuação na representação dos interesses do setor junto a sua base representativa, foi uma experiência muito gratificante participar desse encontro e prestigiar o sucesso do sindicato que é referência nacional na adoção de boas práticas de gestão e defesa de interesses. O nosso trabalho tem que refletir as necessidades do setor,  por isso, a participação dos sindicatos é muito importante nesse processo, temos que trabalhar em conjunto, fortalecer o associativismo do setor industrial, para elevarmos a competitividade e o crescimento das empresas do Estado", ressalta. 

Na oportunidade, representantes de 85 sindicatos de indústrias catarinenses participaram do encontro que visou debater estratégias para alavancar a estão dos sindicatos e o papel dos executivos nesse processo. 

Já na abertura do evento, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou o esforço da instituição para melhorar o ambiente institucional e para elevar o número de trabalhadores qualificados. Para isso, pediu o apoio dos sindicatos. 

"Nosso trabalho depende essencialmente da contribuição que os sindicatos podem dar. Quero pedir muito trabalho e dedicação. Na FIESC, temos um dono, que é a indústria de Santa Catarina. É a ela que devemos responder, atendendo com eficiência e agilidade", afirmou. 

O presidente da FIESC também falou de outros dois eixos de atuação da entidade, que são a qualidade de vida e a tecnologia e inovação. 

"Temos muito bem definido qual tem sido e qual será nossa caminhada nos próximos anos: educação, desenvolvimento da indústria e saúde e segurança do trabalhador. Tudo isso está interligado com a educação. Um trabalhador com um nível de escolaridade melhor é mais saudável, produtivo, sujeito a menos acidentes, tem qualidade de vida melhor para sí e sua família. Queremos ir um pouco mais além, e com nosso trabalho, chegar à família do trabalhador catarinense", afirmou. 

Ainda em relação à educação, Côrte lembrou que 1,3 mil indústrias já aderiram ao Movimento A Indústria pela Educação. "Com elas estamos construindo um currículo para atender as demandas. Queremos prestar serviços demandados pela indústria. O nosso trabalho tem que refletir as necessidades do setor. Por isso, a participação dos sindicatos é muito importante. Estamos bastante focados na questão da educação", ressaltou. 

No encontro também foi apresentada a campanha que tem o objetivo de valorizar os sindicatos e de prospectar novos associados ao quadro atual. A campanha integra o Programa Associativo pela Competitividade da Indústria, que a FIESC lançou em fevereiro. A iniciativa integra mais de 200 ações e prevê o atendimento a 1,5 mil indústrias.

Relacionadas

Leia mais

Simno e Fiemt oferecem curso sobre as NRs que mais impactam as indústrias
Simno e Fiemt capacitam indústrias para evitar problemas trabalhistas

Comentários