Projeto piloto auxilia sindicatos industriais com arrecadação e negociação coletiva

Novidade permitirá apresentar consultas e disponibilizar, em segundos, informações sobre arrecadação, negociações coletivas, representatividade sindical e regularidade cadastral

Desde a 2ª quinzena de maio deste ano, a Assessoria Sindical da Fiems iniciou o processo de implantação, junto aos 24 sindicatos industriais filiados, do Módulo Sindical do Sistema de Inteligência (BI), um projeto piloto no Brasil, que será capaz de apresentar consultas e disponibilizar, em segundos, informações sobre arrecadação, negociações coletivas, representatividade sindical e regularidade cadastral, cuja obtenção demanda, atualmente, a combinação de dados em diferentes ferramentas. Essas informações serão demonstradas em indicadores estratégicos para atender às demandas das áreas técnicas da CNI (Confederação Nacional da Indústria), das Federações das Indústrias e dos Sindicatos Industriais em todo o País.

Segundo a assessora sindical da Fiems, Camila Alves, a implantação do Módulo Sindical do Sistema de Inteligência faz parte do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo) e tem como objetivo disponibilizar informações organizadas, atualizadas e precisas aos gestores de todas as entidades do universo sindical, aumentando sua capacidade analítica e auxiliando na tomada de decisões estratégicas. "O projeto consiste na extração de dados operacionais estruturados pelas áreas corporativas de arrecadação da CNI a partir de consulta a três fontes: SIGA (Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação), CNES (Cadastro Nacional das Entidades Sindicais) e Sistema Mediador", detalhou.

No caso da arrecadação, os dados incluem indicadores que demonstram informações relativas aos contribuintes, atividades econômicas e guias de recolhimento, conforme valores arrecadados das contribuições sindicais (compulsória sindical, assistencial, associativa, confederativa e outras receitas). Já na parte das negociações coletivas serão colhidos indicadores que apresentam dados consolidados sobre as tratativas entre as diversas entidades sindicais e empresas, enquanto na parte da representatividade estão inclusos indicadores referentes à abrangência territorial dos sindicatos e à quantidade de estabelecimentos por origem cadastral no SIGA. Na área de regularidade cadastral, serão colhidos os indicadores que apresentam a situação do sindicato quanto à situação cadastral, filiação e de mandatos das entidades sindicais junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Ela informou ainda que o Módulo Sindical do Sistema de Inteligência está em fase de implantação e, além da Fiems, outras 5 Federações das Indústrias também participam do projeto piloto, além da Acarc (Área Corporativa de Arrecadação), GDA (Gerência de Desenvolvimento Associativo) e RT (Relações de Trabalho) da CNI. "O Sistema está previsto para ser disponibilizado às outras Federações das Indústrias a partir de setembro deste ano, enquanto aos sindicatos industriais a previsão é fevereiro de 2014", disse.

Relacionadas

Leia mais

FIEMS e Sebrae lançam, em Três Lagoas (MS), o Programa Apoio Produtivo – Associativismo Atuante
Fiems e Sinduscon vão promover curso sobre como atender a fiscalização do trabalho

Comentários