Projeto da CNI ajuda a aperfeiçoar condomínios sindicais

Estado do Acre inicia implantação do projeto piloto, envolvendo 10 sindicatos sediados no Espaço Sindical da FIEAC

A gestão compartilhada entre sindicatos é algo crescente no Sistema de Representação da Indústria. Só em 2015, eram 42 condomínios sindicais em operação, reunindo 450 sindicatos vinculados a 23 federações estaduais de indústria. Neles, dois ou mais sindicatos compartilham recursos – humanos, materiais e/ou espaço físico –, executam processos similares e dividem custos, com o objetivo de aprimorar sua atuação. 

Para ajudar as federações e os sindicatos a tornarem esse modelo de gestão cada vez mais eficiente, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou o projeto Condomínio Sindical. A primeira fase do projeto resultou no documento Condomínio Sindical – modelos e operação. Elaborado por um Grupo de Trabalho composto pela CNI e por representantes das federações de indústria dos estados do Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e Paraná, o documento apresenta três modelos de condomínio sindical – básico, intermediário e avançado – e detalha as respectivas funções, atividades e subatividades, assim como fatores comuns a todos. 

PILOTO - Utilizando esse documento como base, em setembro teve início a fase piloto de otimização de condomínios sindicais, realizada em parceria com as federações do Acre, Alagoas, Maranhão, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Nessa fase, um condomínio sindical de cada um desses estados receberá o apoio de uma consultoria técnica fornecida pela CNI. "Fazemos um diagnóstico do funcionamento do condomínio e das expectativas dos sindicatos e da federação do estado e propomos um plano de ação para aperfeiçoar seu funcionamento ", afirma Camilla Cavalcanti, gerente-executiva de Desenvolvimento Associativo da CNI. 

O Acre inicia hoje a implantação do piloto, que envolverá os 10 sindicatos sediados no Espaço Sindical da Federação de Indústrias do Estado do Acre (FIEAC). Os outros quatro estados envolvidos no piloto já iniciaram as atividades, que serão concluídas em dezembro. 

No início de 2017, a CNI fará uma nova consulta às federações a fim de selecionar mais 10 condomínios sindicais para participar do projeto. Outros sete estados - Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Sergipe – já manifestaram interesse em desenvolver o projeto. 

Confira na imagem o perfil dos condomínios em cada estado que participa do projeto piloto até dezembro de 2016

ATENDIMENTO À IMPRENSA 
Gerência de Jornalismo da CNI 


(61) 3317-9578 / 8917 / 9825 
[email protected] 
http://www.portaldaindustria.com.br/ 
http://www.bancodemidia.cni.org.br 
https://twitter.com/CNI_br 
https://www.facebook.com/cnibrasil 
http://www.youtube.com/user/cniweb

Relacionadas

Leia mais

5 motivos para fazer parte do sindicato do seu setor
Nova lei trabalhista fortalece importância dos sindicatos
Bate-papo sindical reúne empresários e diretores de sindicatos industriais em Corumbá

Comentários