PDA orienta lideranças sobre defesa de interesses

Oficina tem como objetivo mostrar aos representantes do setor produtivo quais são e como utilizar os instrumentos disponíveis para ampliar a capacidade de comunicação e atuação das entidades

Em 2015, o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) oferecerá 26 oficinas para ajudar líderes empresariais a planejar e desenvolver estratégias de mobilização empresarial e defesa de interesses da indústria. A oficina tem como objetivo mostrar aos representantes do setor produtivo, com base em casos de sucesso, quais são e como utilizar os instrumentos disponíveis para ampliar a capacidade de comunicação e atuação das entidades.

A oficina Mobilização para Defesa de Interesses é uma iniciativa do projeto Avança Sindicato, eixo do PDA que tem o objetivo de melhorar os serviços e a estrutura das instituições de representação empresarial. A iniciativa passará por 17 federações de indústrias até o fim do ano e, até junho, reuniu sete turmas.

A ideia é explicar aos presidentes de sindicatos da indústria como são tomadas as decisões nas três esferas de governo - Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário -, quais são as formas de atuação do Sistema Indústria e exemplificar o impacto das ações empresariais junto ao Estado e aos governos estaduais para melhorar o ambiente de negócios e ressaltar a importância dos sindicatos nesses esforços.  "A oficina conseguiu mudar a minha opinião sobre o potencial do associativismo", afirma Márcio Varela, do Sindicato das Indústrias Gráficas de Minas Gerais, que participou da oficina realizada em março de 2015, na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

A oficina também permite aos participantes conhecer a metodologia utilizada pela CNI para priorização de temas de interesse. Eles são incentivados a aplica-la no dia a dia das instituições setoriais em que atuam. “As oficinas também têm o papel de sensibilizar as lideranças sobre a importância de desenvolver boas práticas dentro do sindicato e também mostrar como é essencial que eles se envolvam nos processos de mobilização promovidos pelas federações e pela CNI”, complementa a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

Se você é líder sindical da Indústria e deseja obter mais informações sobre oficina Mobilização para Defesa de Interesses, procure a Federação de seu estado.

Programe-se
21/07/2015 – Divinópolis/MG
29/07/2015 – Campo Grande/MS

Relacionadas

Leia mais

Empresários industriais participam de curso do PDA sobre Normas Regulamentadoras que impactam a indústria
PDA/FIEMS promove curso sobre SST na era do eSocial em Naviraí
PDA realiza curso sobre gestão SST na era do eSocial

Comentários