PDA mostra como evitar problemas trabalhistas

Capacitação foi ministrada por Cely Soares e contou com a presença do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro

O caminho para evitar problemas trabalhistas foi a principal abordagem da advogada Cely Souza Soares, na edição do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da FIERN, nesta terça-feira, 18, na Casa da Indústria. Ela explicou a situação das relações de trabalho no país, destacou informações sobre a legislação trabalhista e citou exemplos práticos para mostrar aos participantes como prevenir dificuldades nessa área. A abertura foi do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro, que reafirmou a importância dos cursos promovidos no âmbito do PDA.

Cely Soares lembrou que a Consolidação das Lei do Trabalho (CLT) foi criada na década de 40. Isso significa, na análise da advogada — especialista em Direito Processual do Trabalho e em Direito Processual Civil —, que essa legislação está superada e dificulta as contratações. Além disso, afirmou, dezenas de regras são publicadas diariamente em forma de portarias e decretos.

Para Cely Soares, esses obstáculos burocráticos impedem o desenvolvimento e melhorias na produtividade e na competitividade. Ela afirmou também que os empresários devem se organizar nas suas entidades representativas, como sindicatos, federações e confederações, para que superem esses entraves.

Cely Soares informou que a Confederação Nacional da Industrial tem propostas para modernizar e desburocratizar as relações trabalhistas. A iniciativa de promover o curso no PDA sobre como evitar problemas trabalhistas foi da FIERN em parceria com a CNI e o SEBRAE, por intermédio do projeto “Associa Indústria”. Essa edição contou com a participação de empresários, diretores e profissionais das áreas Jurídica e de Recursos Humanos das indústrias dos segmentos de águas minerais, refrigerantes, doces e conservas alimentícias, café, leites, polpas de frutas, pescado, sorvetes e derivados, e panificação. A advogada narrou, durante o curso, situações práticas nas quais o empregador pode evitar ou contornar problemas trabalhistas.

Relacionadas

Leia mais

PDA/FIERN realizará curso sobre Normas Regulamentadoras em Caicó

Comentários