Mesa-redonda promove a troca de experiências entre presidentes de sindicatos

O encontro é um bate-papo informal entre presidentes de sindicatos do estado anfitrião e um presidente de outro estado

As lideranças sindicais precisam gerenciar os sindicatos com o mesmo cuidado com que administram suas empresas. Essa é uma das recomendações feitas pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Ceará (SIMEC), Ricard Silveira, ao participar da Mesa-redonda “Gestão sindical eficiente: como atrair e manter associados?”, promovida pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

A Mesa-redonda é um bate-papo informal entre presidentes de sindicatos do estado anfitrião e um presidente de outro estado, convidado pela CNI. A partir das experiências apresentadas pelo presidente do sindicato convidado, e com o apoio de um mediador, todos os participantes são estimulados a falar e a refletir sobre as oportunidades para aprimorar a gestão de suas entidades, sobretudo no que se refere à promoção do associativismo. “Eu participei de três mesas-redondas como convidado da CNI e, além de divulgar os resultados que tenho alcançado no SIMEC, a cada reunião identifico novas possibilidades de atuação”, afirma Ricard.

Para Djalma Barbosa, que está no primeiro mandato à frente do Sindicato da Indústria de Cerveja, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (SICRAMIRN), a Mesa-redonda contribuiu para ampliar os horizontes de atuação do sindicato. “Ver que um sindicato conseguiu superar dificuldades e gerar resultados positivos para o seu setor sem dúvida é um incentivo para quem, como eu, assumiu esse desafio há pouco tempo”.

Em 2013, 10 mesas-redondas já foram realizadas em 8 estados e 5 estão programadas para acontecer até outubro. A gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti, reforça que a iniciativa é uma forma de aproximar as lideranças sindicais. “A Mesa-redonda possibilita que presidentes de diferentes estados interajam, identifiquem desafios comuns entre suas entidades e busquem caminhos para superá-los”.

Fortalecimento da representação empresarial - O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e suas 27 Federações que visa fortalecer a representação empresarial, por meio de ações direcionadas a sindicatos empresariais e a empresas.

Além da Mesa-Redonda, o PDA oferece outras ferramentas para aprimorar a gestão dos sindicatos, tais como o apoio à realização de planejamentos estratégicos, a criação de sites e boletins eletrônicos, e a implantação de um sistema de gestão da arrecadação.

Relacionadas

Leia mais

Regras para registro de sindicatos ficam mais rígidas
Fiema aumenta em cinco vezes o volume de ações voltadas para sindicatos da indústria
Sindicatos do setor da indústria reúnem-se para falar sobre competitividade

Comentários