FIEP/PB - FIEP promove curso sobre normas regulamentadoras

Curso foi proferida pelo consultor da CNI Hercules Romualdo Dias, engenheiro mecânico de segurança do trabalho e mestrando em gestão integrada em Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção

A Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP realizou durante esta quarta-feira 26, o curso “Como lidar com as NRs que mais impactam a indústria?”, reunindo cerca de 30 participantes, entre empresários e representantes de empresas industriais paraibanas.

O evento é uma iniciativa da FIEP em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SEBRAE e faz parte do projeto Associa Indústria, desenvolvido pelo Programa de Desenvolvimento Associativo – PDA.

O curso com duração de oito horas foi proferida pelo consultor da CNI Hercules Romualdo Dias, engenheiro mecânico de segurança do trabalho e mestrando em gestão integrada em Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção.

Dias abordou um panorama das Normas Regulamentadoras das NRs 5,6,7,9,12,15,16, 18, 24 e 35, destacando os aspectos mais fiscalizados dessas NRs e os que costumam gerar dúvidas ou interpretações ambíguas, tais como: finalidade, procedimentos para adequação, impactos financeiros do descumprimento, status da norma, dentre outros. Além de toda explanação teórica, os participantes realizaram  exercícios práticos que propicionaram a fixação do conhecimento e troca de ideias.

De acordo com Dias, as indústrias que não procurarem se adequar as NRs, sofrerão graves consequências. “ As empresas que não se ajustarem as normas correm o risco da perda financeira em função penalidades nas esferas trabalhista e criminal, risco de aumento na taxa de absenteísmo,  queda na produtividade e comprometimento da imagem dos setores perante clientes nacionais e internacionais”, explica.

Durante todo o ano a FIEP estará desenvolvendo ações do PDA que serão divulgadas através dos sites de todos os sindicatos. Mais informações: (83) 2101-5476.

Relacionadas

Leia mais

FIEP/PB promove curso sobre Normas Regulamentadoras em João Pessoa
FIEP/PB promove curso sobre Segurança e Saúde no Trabalho na era do eSocial
FIEP/PB - Presidente do SindSabão/PB participará de Intercâmbio de Lideranças Setoriais no Ceará

Comentários