FIEMS disponibiliza Catálogo Online de Boas Práticas aos sindicatos industriais

No total são 100 boas práticas que podem ser visualizadas e ajudar o sindicato a ter uma atuação mais dinâmica e inovadora

No âmbito do PDA (Programa de Desenvolvimento Associativo), a Assessoria Sindical da Fiems disponibiliza o Catálogo Online de Boas Práticas para que os sindicatos industriais compartilhem e possam adotar experiências já vivenciadas por outras entidades sindicais associadas. Segundo a gestora do PDA em Mato Grosso do Sul, Aline Cardoso, o intuito e descrever e disseminar boas práticas sindicais nos campos de gestão sindical, defesa de interesses, comunicação e relacionamento, negociação coletiva e prestação de serviços às indústrias, estimulando sua replicação por outros sindicatos empresariais da indústria.

Elaborado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Catálogo Online de Boas Práticas pode ser acessado no link www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/pda/boas-praticas/. No total são 100 boas práticas que podem ser visualizadas e ajudar o sindicato a ter uma atuação mais dinâmica e inovadora. “Esta é uma proposta interessante porque estimula que os sindicatos façam uma autoanalise de suas práticas reconhecendo às boas experiências e colocando-as à disposição dos demais, para que possam adotar em suas entidades ou adaptá-las, conforme a realidade”, declarou Aline Cardoso.

Ela destacou ainda que o Catálogo também visa compor um banco de conhecimento com práticas que possam servir de insumo para inciativas de formação de líderes e executivos sindicais, estimular o compartilhamento de outras boas práticas ainda não mapeadas, além de melhorar a imagem dos sindicatos perante a sociedade ao divulgar aspectos positivos da sua atuação. Entre os critérios de avaliação destaque para a relevância para o associativismo, o impacto para o setor, o potencial de replicabilidade, as parcerias e o caráter inovador. “Selecionadas após etapas de avaliação e detalhamento, as 100 boas práticas apresentadas refletem os caminhos percorridos por diversos sindicatos empresariais da indústria para tornar sua ação mais inovadora e dinâmica”, garantiu a gestora do PDA.

Relacionadas

Leia mais

Fiems promove bate-papo sindical entre empresários de Corumbá
Fiems realiza curso de gestão de projetos e parcerias sindicais
O associativismo confere peso às reivindicações coletivas da indústria, afirma presidente da FIEA

Comentários