Fiemg amplia trabalho de assessoria em financiamentos

“Objetivo é acompanhar a utilização do recurso e a melhoria da situação econômico-financeira da empresa”, diz a gerente de apoio ao Crédito e Inovação da Fiemg, Letícia Ataíde

As micro, pequenas e médias empresas nunca tiveram à sua disposição uma diversidade tão grande de fontes de capital para impulsionar seu negócio. Este ano a Fiemg quer ir além do apoio junto às fontes de financiamento, e vai prestar assessoria financeira para as indústrias pós-projetos de financiamento. “O objetivo é acompanhar a utilização do recurso e a melhoria da situação econômico-financeira da empresa”, diz a gerente de apoio ao Crédito e Inovação da Fiemg, Letícia Ataíde.

A assessoria financeira vai possibilitar a avaliação de indicadores de gestão financeira, tais como: a necessidade de capital de giro, o grau de endividamento, índices de liquidez, ciclo financeiro, fluxo de caixa e receita líquida. Os atendimentos estão sendo feitos desde de fevereiro e disponíveis às pequenas e médias indústrias que tiveram a assessoria em financiamento do Posto da Fiemg.

De janeiro a dezembro de 2013, mais de cinco mil empresas foram atendidas pelos postos Fiemg/BNDES e Correspondente Bancário Fiemg/BDMG, sendo que 1.945 operações de crédito foram aprovadas com a assessoria da Fiemg. O montante de recursos liberados foi da ordem de R$ 365 milhões. “As empresas geralmente não acreditam que podem conseguir recursos junto aos Bancos de Desenvolvimento (BNDES e BDMG) e não sabem como mensurar os benefícios trazidos por esse crédito que é diferenciado em termos de taxa e prazo de pagamento”, diz a gerente. O papel dos Postos da Fiemg é facilitar o acesso das micro, pequenas e médias empresas  ao crédito dos Bancos de Desenvolvimento, contribuindo entre outras coisas para  a realização de investimentos economicamente viáveis.

Em 2014, diante do cenário de alta das taxas de juros, o BNDES e o BDMG  reajustaram as taxas de suas principais linhas de crédito. Ainda assim, esses bancos continuam a oferecer as melhores condições de financiamento para investimentos fixos e capital de giro. No BNDES, o FINAME - linha destinada a aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional - passa a vigorar com taxa de 4% ao ano. Já no BDMG, o Geraminas -  linha que financia capital de giro – oferece taxas a partir de 0,99% ao mês conforme o prazo total de pagamento.

As empresas interessadas na assessoria em financiamentos devem procurar a Gerência de Apoio ao Crédito e Inovação da Fiemg em Belo Horizonte e no interior, a Regional da Fiemg mais próxima.

Relacionadas

Leia mais

FIEMG busca investimentos japoneses para recuperação do Rio Doce
Energias renováveis são prioridade em financiamentos bancários para sustentabilidade
Núcleo de Acesso ao Crédito é destaque do Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários