Fiea sedia Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo

Evento reuniu cerca de 60 participantes, entre gestores e técnicos das federações das indústrias de todo o País, com o objetivo de alinhar informações, compartilhar experiências e desenvolver ações estratégicas

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) sediou o 11º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo, realizado de 18 a 20 últimos, em Maceió e Barra de São Miguel. O evento reuniu cerca de 60 participantes, entre gestores e técnicos das federações das indústrias de todo o País e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o objetivo de alinhar informações, compartilhar experiências e desenvolver as ações estratégicas do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

“Esses encontros são importantes para o desenvolvimento do nosso Sistema, pois estimula o associativismo entre os sindicatos industriais, fortalecem as nossas indústrias e todo o nosso empresariado”, destacou o presidente da Fiea, industrial José Carlos Lyra de Andrade, durante a abertura do evento, que aconteceu quarta-feira, dia 18, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

A ação, que pela primeira vez contempla a região Nordeste, foi realizada pela Federação das Indústrias de Alagoas, em parceria com a CNI. “São, no total, quatro encontros por ano, dois em Brasília – sede oficial do evento – e dois em outras regiões brasileiras. Este é o segundo fora da sede”, explica a gerente de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria, Camilla Cavalcanti.

O gerente da Rede de Desenvolvimento Associativo de Alagoas, Clailton Fernandes, lembra que em um dos eventos da rede na sede, em Brasília-DF, sugeriu que o encontro também deveria ser itinerante. “Visitando as outras federações, temos a oportunidade de conhecer a realidade e os desafios de cada Sistema. Neste evento em Alagoas, vamos interagir uns com os outros, avaliar as ações 2013-2014, e programar as ações futuras”, completou.

O Programa de Desenvolvimento Associativo é desenvolvido pela CNI e federações das indústrias para os sindicatos patronais. Tem como principais objetivos fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo. Por meio desse evento, a CNI também incentiva e fortalece o programa.

O 11º Encontro da Rede de Desenvolvimento Associativo foi prestigiado por representantes executivos do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além de presidentes de sindicatos patronais  e membros da Unidade Sindical da Fiea.

Relacionadas

Leia mais

FIEA capacita lideranças sindicais sobre mobilização de interesses

Comentários