Fiea apresenta sistema de gestão a sindicatos

Ação teve o objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (Siga), explicando como usá-lo para melhorar a gestão dos sindicatos

A Federação das indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) – uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria –, realizou, no último dia 3 de setembro, no Senai Poço, a oficina “Gestão Sindical Eficiente: Como ampliar a base de representação e arrecadação?”.

A ação teve o objetivo de apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação (Siga), demonstrando aos participantes como utilizá-lo a fim de aprimorar a gestão dos sindicatos.

Executivos e técnicos de sindicatos tiveram acesso a um detalhamento das funcionalidades do sistema, que foi desenvolvido pela CNI para modernizar os cadastros dos sindicatos e facilitar a arrecadação das contribuições sindicais.

Além de trazer ganhos em termos de modernização da gestão sindical, o Siga proporciona a identificação das empresas que compõem a base de representação dos sindicatos, servindo ainda de suporte para o  desenvolvimento de estratégias de estímulo ao associativismo. Os sindicatos filiados à Fiea já vêm utilizando o Siga desde 2010.

“O encontro é uma oportunidade de a CNI definir uma metodologia única de trabalho, respeitando as diferenças de cada federação e de cada sindicato, mostrando o que pode ser oferecido para a base de representação. Além disso, os sindicatos, através do Siga, podem conseguir, efetivamente, conhecer todo este universo”, destacou o analista de Arrecadação da CNI, Bruno Guimarães.

Com destaque para os desafios de cada entidade, foi discutida a necessidade de os sindicatos conhecerem melhor a base para ampliar a representação e a arrecadação, buscando sustentabilidade financeira para melhor exercer o seu papel e, assim, conseguir atrair e manter associados.

Durante o encontro, foi destacado o papel do sindicato enquanto entidade de representação e como o melhor conhecimento da base de representação pode auxiliar as entidades no desempenho de seu trabalho junto às empresas. “Oficinas como esta proporcionam um ambiente de troca de experiência, onde os sindicatos podem compartilhar práticas de sucesso do seu dia a dia”, completou Bruno.

Ainda no treinamento do Siga, o consultor fez a apresentação da ferramenta, realizou simulações e executou exercícios. Ao final da oficina, que teve carga horária de 12 horas, os participantes foram avaliados por meio do preenchimento de um formulário onde puderam opinar sobre a oficina ou sugerir melhorias.

Relacionadas

Leia mais

Fiea promove curso gratuito sobre competitividade industrial
Fiea realiza curso sobre redução da tarifa energética na indústria

Comentários