Empresários debatem sobre alta carga tributária durante o Dia do Empresário da Indústria em Araguaína

Evento organizado pela FIETO em parceria com a CNI reuniu cerca de 120 representantes do setor para falarem sobre o tema

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins – FIETO em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias – CNI realizou na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, no auditório do Sistema FIETO em Araguaína, o Dia do Empresário da Indústria que teve como objetivo principal reunir empresários de diversos seguimentos do setor da indústria e debaterem sobre a alta carga tributária paga pela classe. O evento teve entrada gratuita e contou com a participação de 120 empresários industriais da região, tanto associados como não associados.

Em sua fala, o presidente do Sistema FIETO, Roberto Pires, apresentou o cenário em que o Estado do Tocantins se encontra com relação ao PIB da região Norte, em quarto lugar, e Araguaína, entre os 30 maiores municípios da mesma região que apesar de ser o maior polo econômico do Estado, representa apenas 0.95%.

Pires enfatizou ainda que para o Tocantins retomar seu crescimento são necessários investimentos para que seja criado um cenário favorável que atraia indústrias. “Há 15 anos o Tocantins chegou a aplicar 43% da receita líquida em obras e infraestrutura. É inadmissível que hoje este índice esteja em 5%, índice que seguramente impacta fortemente os setores da indústria, comercio e serviços do nosso Estado”.

Presente no evento, o prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas explicou sobre o que passa no município referente a parte tributária e ressaltou mudanças que serão realizadas como a redução do ISSQN, atualização dos valores dos imóveis, instalação de indústrias em Araguaína e o valor elevado das tributações. “É preciso, e possível, reduzir os impostos. O fato é que pagamos muitos impostos. Para fazer uma escola e um posto de saúde temos que recorrer ao Governo Federal, e nisso, tem algo errado aí. A gente paga imposto demais e esse dinheiro fica travado nos meandros federais”.

Durante o evento, presidentes e representantes dos sindicatos filiados à Federação estavam presentes apresentando os trabalhos desenvolvidos frente à representação classista.

Palestra

Ministrada pelo consultor Vicente Sevilha Junior, a palestra “Caminhos para um melhor resultado tributário na sua empresa”, apresentou aos presentes as estratégias que podem ser usadas pelas empresas, de qualquer porte, para administrar e reduzir o impacto dos tributos nos negócios e melhorar a competitividade.

Relacionadas

Leia mais

Carga tributária compromete investimento brasileiro no exterior
Brasil tem segunda maior carga tributária da AL, diz OCDE
FIETO realiza curso "Como Atender a Fiscalização do Trabalho" para empresas de Araguaína

Comentários