CNI oferece mais de 16 mil vagas em cursos para empresários e sindicatos

Entre os temas estão gestão sindical eficiente, como evitar problemas trabalhistas, como reduzir a tarifa de energia elétrica e sistema tributário

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com federações e sindicatos industriais de todo o país, oferecerá até o fim deste ano mais de 16 mil vagas para 330 turmas de cursos para empresários e sindicatos patronais da indústria. Entre os temas que serão ministrados estão gestão sindical eficiente, como evitar problemas trabalhistas, como reduzir a tarifa de energia elétrica e sistema tributário.

Para participar da iniciativa, empresários e líderes sindicais devem procurar as federações das indústrias locais e verificar quais cursos serão realizados em seu estado. Essas capacitações integram o conjunto de ações previstas para o biênio 2012-2013 do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da CNI, que pretende fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.

Ao todo, até o fim de 2013 serão investidos R$ 5,9 milhões em iniciativas que devem beneficiar 1.178 sindicatos patronais da indústria dos 1.300 existentes. Além de cursos, a CNI e as federações oferecem produtos para melhorar a comunicação dos sindicatos com as indústrias, como criação de sites e boletins eletrônicos. Também apoiam a realização de planejamentos estratégicos e disponibilizam indicadores para que gestores saibam como estão os sindicatos em relação à arrecadação, representação, negociação coletiva e regularidade perante o Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti (foto ao lado), além de ajudar a melhorar a gestão das empresas e dos sindicatos, as ações do PDA ajudam a incentivar o associativismo. “As capacitações são fundamentais para os empresários compreenderem as dificuldades que os produtos brasileiros enfrentam diante do acirramento da concorrência, e a necessidade de se unirem para defender melhorias no ambiente de negócios”, destaca.

NÚMEROS – Criado em 2007 pela CNI, em parceria com as federações de indústria, o Programa de Desenvolvimento Associativo apoia ações de modernização de sindicatos, divulga posicionamentos do setor à base industrial e estimula o engajamento de empresas em ações de defesa de interesses da indústria. Até 2012, a instituição investiu cerca de R$ 32 milhões nessa iniciativa.

A primeira fase do programa, realizada em 2008, envolveu 592 sindicatos patronais da indústria. Esse número cresceu para 1.136 entre 2009 e 2011, e chegou a 1.178 em 2012. Entre os resultados alcançados até o ano passado, está a criação de 486 sites de sindicatos, a realização de 460 reuniões de planejamento estratégico de sindicatos e mais de 780 cursos e oficinas que capacitaram mais de 13 mil líderes sindicais e empresários.

Confira o calendário de cursos previstos para o PDA em 2013

Leia a íntegra no https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/desenvolvimento-associativo/cni-oferece-mais-de-16-mil-vagas-em-cursos-para-empresarios-e-sindicatos-/

Relacionadas

Leia mais

PDA realizou na Casa da Indústria o curso "Como Lidar com as NRs que Mais Impactam a Indústria?"
PDA realizará dia 17 de novembro curso sobre SST na era do eSocial
PDA realiza curso "Como evitar problemas trabalhistas?"

Comentários