Aprovado crédito para exportações de micro e pequenas empresas

Ministério da Fazenda emitiu os primeiros certificados de garantia de cobertura para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) realizarem operações de exportação

O Ministério da Fazenda emitiu nesta terça-feira (14) os primeiros certificados de garantia de cobertura para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) realizarem operações de exportação. A atuação da União via Seguro de Crédito à Exportação facilitará o processo das empresas com faturamento reduzido. As primeiras operações aprovadas possuem valor total de USD 606.146,00. A demanda de seguro para exportações pelo segmento ainda não é plenamente atendida pelo mercado privado.

Atualmente a cobertura da União está disponível para o financiamento à comercialização, a modalidade pós-embarque. A cobertura do financiamento à produção (pré-embarque) está em discussão com as instituições financeiras interessadas. Neste caso, como se trata de um empréstimo à produção, haverá a participação de instituição financeira no processo.

Para ter acesso à cobertura da União, o exportador deve se cadastrar no sítio eletrônico da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A (ABGF) na modalidade Micro e Pequena Empresa.

As regras para ser elegível são faturamento anual inferior a R$ 90 milhões e exportações anuais inferiores a US$ 3 milhões. Não há qualquer restrição a setores e o apoio é válido para produção de bens e prestação de serviços. Deve-se, no entanto, apresentar informações cadastrais para análise de risco do importador.

Leia a íntegra no link: http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/07/aprovado-credito-para%20exportacoes-de-micro-e-pequenas-empresas

Relacionadas

Leia mais

Seminário Pense nas Pequenas Primeiro discute inserção de micro e pequenas empresas na Indústria 4.0
Programa do SESI com o BID beneficia 360 micros e pequenas empresas
Associação Brasileira do Varejo Têxtil e SENAI CETIQT fecham parceria para beneficiar cadeia produtiva da moda

Comentários