Torneio de Robótica: estudantes apresentam projetos inovadores para a prevenção de desastres naturais

Com o tema "Fúrias da natureza", competidores de vários estados do país deram show de criatividade

Equipe capixaba foi a grande campeã da etapa Sudeste

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) mostrou um show de criatividade de alunos de várias regiões do Brasil. As etapas regionais da competição começaram em novembro e o tema desta Temporada 2013/2014 é Fúrias da Natureza. O Serviço Social da Indústria (SESI) foi a única instituição do país convidada pela Lego Dinamarca para ser a operadora oficial do torneio no Brasil.

O evento tem o objetivo de inspirar crianças e adolescentes para as ciências e a tecnologia, com o intuito de contribuir para a competitividade do país. A partir de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real. Planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO Mindstorm.

Reunidos em equipes de quatro a dez integrantes, liderados por um técnico e mentor, alunos de escolas públicas e particulares já participaram de diversos torneios realizados nas regiões Norte (AM), Sudeste (MG e SP), Sul (PR), Nordeste (BA) e Centro-Oeste (GO). Eles foram avaliados nas categorias projeto de pesquisa, core values , programação e performance do robô.

Robô com termômetro - ideia dos alunos do SESI de Contagem

PARA SALVAR VIDAS – Na etapa da Região Sudeste, sediada em Betim (MG), a disputa foi entre 37 grupos e o melhor projeto foi da equipe Eagles & Owls, do SESI Benjamim Guimarães de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Os alunos criaram um robô para ajudar no resgate de vítimas de soterramento.

A professora Cláudia Girundi, orientadora do projeto, disse que tudo começou com uma visita a um batalhão do Corpo de Bombeiros. Os estudantes ouviram relatos das dificuldades em resgates, já que a retroescavadeira pode matar a vítima. Com isso, eles pensaram em usar um termômetro para captar a temperatura da terra. Com base em estudos, se o o equipamento acusar uma temperatura entre 20 e 40 ºC existe a possibilidade de ter alguém soterrado. Nesse caso, um alarme seria acionado.

A partir daí, a professora conta que o bombeiro saberá se pode usar a retroescavadeira ou se será preciso utilizar uma pá, por exemplo. “Os meninos amadureceram muito. Eles aprenderam a se organizar, a lidar com cálculos e a conhecer um pouco o mundo da engenharia. A proposta recebeu elogios dos bombeiros, que querem acompanhá-los na etapa nacional”, contou.

A estudante Isadora França Ferreira, de 14 anos, é uma das seis integrantes da equipe. Em entrevista ao Portal da Indústria ela falou sobre o interesse dos alunos em ajudar a salvar a vidas. Ouça clicando aqui.

ALERTA CONTRA ENCHENTES - No Torneio da Região Norte, realizado em Manaus (AM), a equipe Lego Maníacos ficou com o primeiro lugar do Champion’s Awards. O projeto apresentado é de um Sistema de Alerta contra Enchentes Sensoriado (SAES). Um sensor de nível de água que emite um alerta diante do risco de enchentes. No nível três, que é o máximo, o sistema dispara um alarme para que a comunidade desocupe as margens do rio.

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil
Rio Grande do Sul promove seletiva do torneio de robótica First Lego League neste sábado (18)

Comentários