Sindigraf e Abigraf/MS realizam showroom de máquinas impressoras digitais

Iniciativa visa captar parceiros para apresentação de produtos de interesse dos empresários do setor, demonstrando equipamentos que possam proporcionar evolução na produção gráfica

O Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul) e a Abigraf/MS (Associação Brasileira da Indústria Gráfica no Estado) realiza, ontem (12/11) e hoje (13/11), no Clube dos Empresários Gráficos, em Campo Grande (MS), um showroom de máquinas impressoras e copiadoras digitais para demonstrar aos empresários do Estado as últimas novidades do segmento. Segundo o presidente do Sindigraf/MS e Abigraf/MS, Julião Gaúna, a iniciativa busca parceiros para a apresentação de produtos de interesse dos empresários do segmento, demonstrando equipamentos que possam proporcionar algum avanço na produção gráfica.

"Ao proporcionarmos esse tipo de esclarecimento, damos aos nossos empreendedores a oportunidade de conhecer melhor para que tomem a melhor decisão na hora de investir", declarou Julião Gaúna. Já o consultor de produção da Xerox no Brasil, Felipe Vidal, falou sobre como o empresário deve enxergar os maquinários offset e digitais como complementares, pois dessa forma têm mais condições de atender o mercado em suas necessidades.

Ele destacou também que o segmento passa por mudanças e que as ferramentas digitais são a característica das empresas geridas por jovens empresários. "Neste aspecto é sempre bom destacar que a gráfica é, em sua maioria, uma empresa familiar, que passa de pai para filho e que este jovem acompanha a tecnologia, por isso é preciso trazer informações para que tenham confiança da importância de continuar no segmento", disse.

Palestra

Em quase 45 minutos de exposição, Felipe Vidal falou sobre tendências do mercado e como as tecnologias digital e offset se complementam. "A tecnologia digital atende pequenas tiragens, enquanto a offset é para uso no casso de grande volume. O importante é que o empresário esteja preparado para atender o mercado nas necessidades que ele apresentar", detalhou.

Felipe Vidal atua nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e, de forma geral, avalia que no mercado existem empresas que optam por trabalhar com apenas um tipo de tecnologia. "Mas também temos empresários que perceberam a importância de adotar as duas tecnologias, no geral podemos dizer que temos mercado bem mesclado", pontuou.

Para o empresário Altair da Graça Cruz, a proposta do Sindicato visa proporcionar mais esclarecimentos para os empresários. "É sempre importante trazer informações e atualizar os empresários para que ele esteja sempre preparado para atender os clientes, independentemente da quantidade de material que eles precisem", opinou.

O empresário Rodrigo Bogamil também pensa assim e contou que entrou no mercado digital há meses. "Percebi que existe demanda para os serviços pequenos e que eles não se resumem a apenas convites e cartões de visita. É comum recebermos trabalho para impressão de catálogos, por exemplo, por isso considero importante este tipo de conhecimento", disse.

Já o empresário Jair Reinehr, que veio de Sinop (MT) a convite do Sindigraf para o evento, destacou que está no mercado há 21 anos e que há 10 meses atua com digital. "A ideia é mesmo complementar. Ter as duas tecnologias para atender o cliente, cada uma tem a sua vantagem e nós temos de tirar o melhor de cada uma delas. É muito bom quando o sindicato traz este tipo de informação, assim o empresário não precisa se deslocar a outros locais para estar bem informado", assegurou.

Relacionadas

Leia mais

Empresários de Mato Grosso do Sul debatem desenvolvimento com uso racional da água
Intercâmbio de Oportunidades no Mato Grosso do Sul - José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do SINDIVEST/MS
Sindigraf e Abigraf apresentam plano de ações para empresários gráficos

Comentários