Representantes de 81 países participam do IV Briefing Diplomático da CNI

Durante o evento, o diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI) , José Augusto, avaliou que os próximos três meses serão bastante críticos para a economia brasileira

A oportunidade do Brasil está na infraestrutura”, José Augusto Fernandes (2º da esq. para a direita)

Os próximos três meses serão bastante críticos para a economia brasileira. O aumento do número de pessoas em busca de emprego, por exemplo, trará novas questões para o ambiente econômico e um agravamento das tensões sociais. Essa foi a avaliação do diretor de Políticas e Estratégia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Fernandes, para 150 diplomatas de 81 países que participaram do IV Briefing Diplomático da CNI , na quinta-feira (26).

Diante desse cenário, a CNI entregou aos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e do Planejamento, Nelson Barbosa, um conjunto de 94 ações, com baixo impacto fiscal, que podem melhorar o ambiente de negócios e impactar a confiança do empresariado. Para José Augusto, a consolidação fiscal só terá efeitos positivos se estiver aliada a um conjunto de iniciativas que permitam o crescimento da economia. “Identificamos medidas de natureza regulatória para melhorar o ambiente de negócios. A oportunidade do Brasil está na infraestrutura”, explicou José Augusto.

Segundo o gerente-executivo de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso, é preciso ampliar o programa de concessões e oferecer aos investidores marcos regulatórios estáveis e capazes de atrair o capital doméstico e internacional. As propostas da CNI recém-entregues ao governo incluem: transferir as administrações portuárias ao setor privado, modernizar processo de concessão de blocos exploratórios de gás natural em terra, eliminar o excesso de atribuições à Petrobras impostas pelo marco regulatório do pré-sal e simplificar procedimentos de liberação de recursos para o setor de saneamento.

O EVENTO - O Briefing Diplomático é um evento da gerência-executiva de Comércio Exterior da CNI e tornou-se o principal mecanismo de interação da entidade com o corpo diplomático residente em Brasília. No evento, que ocorre a cada seis meses, a CNI apresenta a visão da indústria sobre vários temas em debate no Brasil.

Relacionadas

Leia mais

Indústria vai promover mais de 600 cursos e atividades para empresários e sindicatos em 2016
É crucial pôr a indústria no centro da estratégia de crescimento do país, diz presidente da CNI
Brasil precisa aperfeiçoar legislação de preços de transferência, diz Robson Braga de Andrade

Comentários