Jandir Milan assume Fiemt com compromisso de fortalecer competitividade e inovação na indústria de MT

Em cerimônia ontem (29/11) que reuniu aproximadamente 1.200 pessoas, Milan afirmou que o grande desafio é converter o crescimento econômico em eficiente instrumento de transformação e inclusão

Uma gestão focada em competividade industrial e inovação, aliada ao fortalecimento do associativismo e do desenvolvimento sustentável. Este é o compromisso assumido pelo presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, empossado ontem (29/11) em uma cerimônia que reuniu aproximadamente 1.200 pessoas, entre empresários, políticos, autoridades e convidados, no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá.

"O grande desafio do Sistema Fiemt está em converter o crescimento econômico em eficiente instrumento de transformação e inclusão. E somente promovendo ações focadas nesses processos é que conseguiremos fazer a indústria mato-grossense cada vez mais competitiva e inovadora. O meu compromisso é pautado neste objetivo. Como em uma cadeia produtiva, quando fortalecemos nossas indústrias, fortalecemos também nossa base sindical e por consequência nossa Federação e todo o setor industrial, os quais terão cada vez mais condições de agregar valor às nossas riquezas naturais e contribuir com o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso", destacou em seu discurso de posse do Triênio 2012/2015.

Além de exaltar os compromissos assumidos na gestão e agradecer a confiança dos industriais e presidentes de sindicatos patronais que, junto com ele, compõem a nova Diretoria do Sistema Fiemt, Milan destacou o legado deixado por Mauro Mendes. "Reconhecido pela atuação inovadora, dinâmica e contemporânea, Mauro foi fundamental para importantes conquistas do setor industrial, com destaque para o evidente crescimento do Senai e do Sesi em Mato Grosso, cujas atuações têm contribuído para elevar o número de cidadãos qualificados no Estado e para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores". Nesse contexto, Milan ressaltou, ainda, o importante papel do Governo do Estado, sempre parceiro da instituição para atender aos anseios do setor industrial.

Milan agradeceu, ainda, a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, presente no evento para prestigiar o colega. "Admiro a sua forma de liderar a CNI, a qual já está perfeitamente integrada à sociedade brasileira, cumprindo com a missão de representar a indústria nacional. Continuarei sendo mais um parceiro, dentre os outros 26 Presidentes de Federações, para contribuir com sua gestão que, a meu ver, representa um projeto de construção participativo e democrático em prol da indústria brasileira".

Durante a cerimônia, também foi feita a entrega formal dos selos de certificação ISO 9001, que trata da gestão da qualidade, conquistado recentemente pelo Sistema Fiemt. E houve uma homenagem in memoriam para o empresário Luiz Antonio Martins Garcia, falecido este mês.

O presidente da CNI, que prestigiou a posse da nova Diretoria do Sistema Fiemt, destacou a garra e a vontade de Mendes e de Milan na gestão da entidade. "Juntos, superaram obstáculos para lutar pelo desenvolvimento da indústria no Estado, e levaram propostas aos setores públicos e privados que resultaram em ações eficazes em prol da classe empresarial e dos cidadãos. Agradeço ao Mauro pela excelente gestão e reforço aqui o apoio da CNI para Milan. Mato Grosso tem sido destaque no país, recebendo prêmios que muitos Estados almejam. Por meio de Sesi e Senai, desenvolvem vários projetos, que são compromissos assumidos com a melhoria constante da educação profissional e com a saúde e segurança do trabalhador. Com certeza, esta noite marca a continuidade de uma grande gestão marcada pela competência e pela firmeza de propósitos".

Mauro Mendes, que deixa definitivamente a Diretoria do Sistema Fiemt, despediu-se ressaltando o orgulho que sente por ter sido presidente da instituição durante duas gestões. "Hoje transmito o cargo e me sinto honrado de colocar o Sistema Fiemt no meu currículo, pois sei do importante papel que a entidade desempenha para o desenvolvimento do Estado. Parto para um dos maiores desafios da minha vida, que é ser prefeito de Cuiabá, e precisarei do apoio de todos. E espero contar com a parceria do Governo do Estado, assim como sempre foi quando eu estive à frente do Sistema Fiemt, e quando importantes ações foram desenvolvidas para tornar a indústria mato-grossense mais competitiva".

Em contrapartida, o governador Silval Barbosa respondeu positivamente a Mauro, ressaltando a continuidade das parcerias desenvolvidas entre o Sistema Fiemt e o Governo do Estado, principalmente quanto à qualificação de mão de obra e ações para a competitividade do setor industrial. E ressaltou o compromisso do Governo do Estado com a nova gestão da Prefeitura de Cuiabá. "O povo elegeu Mauro Mendes e vamos apoiá-lo independente de estarmos em partidos opostos. A capital mato-grossense tem grandes desafios com a vinda da Copa do Mundo e vamos trabalhar juntos para que a cidade esteja pronta para receber o evento".

ORDEM DO MÉRITO INDUSTRIAL – Além da posse da nova Diretoria do Sistema Fiemt, a cerimônia contou também com a entrega da medalha 'Ordem do Mérito Industrial', concedida pela CNI ao industrial e senador da República Blairo Maggi. "Agradeço à CNI pela honra de receber tão alta comenda, fruto dos serviços prestados ao setor industrial e à comunidade quando fui governador do Estado. Entrei na política buscando fortalecer a indústria de Mato Grosso, investindo na vocação regional, no que conhecemos e somos fortes, que é o agronegócio", disse Maggi. Ele lembrou que um dos focos de sua gestão foi trazer agroindústrias para o Estado, a fim de fortalecer a cadeia produtiva, agregando valor à matéria-prima produzida na região.

A medalha Ordem do Mérito Industrial foi entregue por Robson Braga e por Mauro Mendes. Na ocasião, o presidente da CNI ressaltou que esta é uma homenagem concedida a "pouquíssimas pessoas", sendo Blairo escolhido por sua reconhecida atuação na gestão pública, com resultados de uma administração eficiente e eficaz. "Como empresário, Blairo é uma referência para o setor industrial, e como governador e senador, tem contribuído para o desenvolvimento de Mato Grosso e do país".

 

Relacionadas

Leia mais

Indústria brasileira investe em produtos sustentáveis que reduzem consumo de água
Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC
Associativismo industrial cresce em Mato Grosso

Comentários