Equipes campeãs do Torneio de Robótica vão participar de disputa internacional

As sete primeiras colocadas garantiram uma vaga em um torneio internacional e poderão escolher entre três eventos que acontecem nos Estados Unidos, na Espanha e no Canadá, ainda este ano

Sete equipes garantiram vaga em torneio que acontece nos Estados Unidos, na Espanha e no Canadá

A equipe AC/DC/EG, do Colégio Eduardo Gomes, em São Paulo, foi a grande vencedora do Torneio de Robótica First Lego League de 2014. Para o estudante Gilmar Corrêa Jerônimo, integrante do time campeão, a dedicação foi fundamental para a vitória. “Mesmo em casa a gente pensava na robótica. O segredo é treinar bastante e amar o que faz. Sabíamos das dificuldades mas, mesmo assim, não desanimamos e conseguimos superar. Quando começamos o torneio nem imaginávamos que chegaríamos no alto do pódio”, disse. 

Em segundo e em terceiro lugar ficaram as equipes SESI Itaperobota, de Itapetininga, e SESI Jedi's, de Jundiaí, ambas cidades de São Paulo. As equipes SESI Ironbot (Álvares Machado, SP), SESI Big Bang Birigui (Birigui, SP), Lego Lords (Centro Educacional São Camilo, Cachoeiro de Itapemirim, ES) e SESI Fênix (Bauru, SP) completam a lista das sete melhores da competição. 

Elas garantiram uma vaga em um torneio internacional e poderão escolher entre três eventos que acontecem nos Estados Unidos, na Espanha e no Canadá, ainda este ano. 

Para chegar ao resultado, as 60 equipes presentes na disputa, promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) em Taguatinga, Brasília, entre sexta-feira e domingo (21 e 23), foram avaliadas com base em quatro requisitos: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), projeto do robô (design do robô, programação e estratégia e inovação); core values (inspiração e trabalho em equipe) e desempenho das missões na mesa. 

FESTIVAL INTERNACIONAL - Outra surpresa anunciada durante a competição foi a garantia de participação a dez equipes no Festival Internacional de Robótica de Belo Horizonte, em setembro, durante a Olimpíada do Conhecimento. As escolhidas são: as cinco melhores da etapa nacional (AC/DC/EG; SESI Itaperobota; SESI Jedi's; SESI Ironbot e SESI Big Bang Barigui) e outras cinco, sorteadas: Eagles & Owls (SESI Contagem, MG); SESI Lego Star (Manaus); Giga Lego (Escola Municipal Antonio Martins, Betim, MG); SESI Canaã Robots (Goiânia) e Pears (Colégio Dante Alighieri, SP). As equipes viajarão com todas as despesas pagas pelo SESI. 

OBJETIVOS – O Torneio de Robótica tem a intenção de atrair o interesse pelo estudo das ciências, tecnologia e matemática, tanto no ensino fundamental quanto no médio, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de inovação. É o que explica o gerente de educação básica do SESI Nacional, Henrique Pinto dos Santos. Ouça clicando aqui

Para a gerente de Projetos Educacionais do SESI Nacional, Mara Fernandes, a questão da inclusão dos alunos na escola já está praticamente resolvida. "O desafio, hoje, é melhorar a qualidade da educação básica. E o Torneio de Robótica faz parte da estratégia de avançar nessa melhoria”, destaca. 

O torneio é realizado pelo SESI em conjunto com os parceiros fundadores Lego e a organização americana First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O  tema deste ano foi a Fúria da Natureza. Entre outros desafios, os estudantes tiveram de montar e programar robôs para solucionar problemas com desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Os robôs usam a tecnologia Lego Mindstorms, da empresa dinamarquesa de brinquedos Lego, uma linha de peças voltada exclusivamente para a educação tecnológica. 

MULTIMÍDIA - Acesse todas as fotos da disputa no Flickr da CNI! Pelo Facebook do Torneio de Robótica, confira a cobertura completa do evento! 

Download de Arquivos

Campeões do Torneio de Robótica 2014 (PDF 1,07 MB)

Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Descontração marca abertura da Etapa Nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League
Estudantes se preparam para etapa nacional do Torneio de Robótica. Assista ao vídeo!
Descontração e alegria marcam início do Torneio de Robótica promovido pelo SESI

Comentários