Competidores disputam vaga para torneio internacional de profissões em Mato Grosso

Etapa da WorldSkills em Cuiabá definirá representantes do país no mundial em Abu Dhabi no próximo ano

Na sexta-feira os melhores do Brasil serão anunciados

Desta terça-feira a quinta-feira (26 a 28) a Escola SENAI da Construção, em Cuiabá, sedia a etapa seletiva para a WorldSkills – mundial de educação profissional, na ocupação de Construção de Moldes para Concreto. As provas, envolvendo a dupla mato-grossense composta por Matheus Morais dos Santos, 20 anos, e Matheus Clarindo Costa, 20, definem os competidores que deverão representar o Brasil no torneio mundial, em Abu Dhabi, em 2017. Na última semana, a equipe de Manufatura Integrada do SENAI de Rondonópolis conquistou a primeira medalha de ouro na competição.

EXPERIÊNCIA ADQUIRIDA - O SENAI/MT participou do mundial no ano passado, pela primeira vez, e conquistou a medalha de bronze na ocupação Construção de Moldes para Concreto, em uma disputa com competidores da Áustria e Alemanha. O know-how possibilitou trazer a seletiva para o solo mato-grossense, o que ao mesmo tempo alegrou os competidores, mas também trouxe o peso da responsabilidade de quem compete em casa.

Matheus Morais dos Santos, 20 anos, sabe disso e tem preparado o emocional para não deixar que a presença dos familiares e amigos desvie a atenção da prova. “Ao longo do treinamento passamos por várias situações que trabalharam justamente o lado emocional, desde a troca da dupla, que mudou ao longo dos treinamentos, até as provas surpresas, possibilitando o desenvolvimento da nossa capacidade de adaptação”, explicou.

Santos é cuiabano, nascido no bairro Tijucal, região afastada do centro da cidade. Ele soube da seletiva durante o curso técnico de Edificações e logo tratou de participar. “Pensei: eu quero ir para Abu Dhabi, farei tudo que for possível para isso”. Hoje, cerca de um ano após a decisão, percebeu que a competição em si foi muito mais importante que qualquer resultado. “O meu crescimento profissional foi imenso e sinto que estou me superando a cada dia”, afirmou. Atualmente o jovem treina em dois períodos e estuda de manhã na faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Fabrício da Silva Pereira representa o Mato Grosso na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico

A última semana de treinos foi focada na parte técnica a fim de acelerar o tempo da prova e melhorar a qualidade do serviço. Matheus Clarindo Costa é técnico em edificações e ficou sabendo da competição quando trabalhava em um viveiro. “Foi um professor do SENAI que começou a me mostrar a grandeza do evento”, contou. Para ele, que sempre trabalhou sozinho, o mais difícil é competir em uma modalidade de dupla. “Essa tem sido o maior desafio, no entanto, pude aprender muito ao dividir espaço e conviver dentro de um ambiente de prova”, pontuou.

Também compete, nesta semana, em João Pessoa, na Paraíba, o técnico em edificações Fabrício da Silva Pereira, 19 anos, na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico. O jovem passou o último ano estudando, pela manhã, na faculdade de Engenharia Civil e treinando nos períodos da tarde e noite. Mas, para ele, não há sacrifício, e sim muita determinação, além da paixão pelo que faz. “O que faço é a minha arte, pois consigo transformar algo que poucos conseguem e isso me realiza”. O segredo dele é fazer tudo com tranquilidade e o máximo de atenção. “Mais do que vencer, quero terminar a prova, olhar para o que construí e me sentir realizado”, pontua. Em Blumenau, Santa Catarina, compete na ocupação de Tecnologia da Moda, Camila Trentino Silva, do SENAI Cuiabá e, em Fortaleza, Luiz Henrique Pistore, na ocupação de Eletrônica, representando o SENAI Rondonópolis.

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
VÍDEO: A WorldSkills é muito mais que uma competição. Veja o último episódio do programa
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro

Comentários