CNI abre inscrições para imersão virtual de inovação nos EUA

Evento é destinado a empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo com palestras e troca de experiências em tempo real com especialistas do país americano

Retrato de um jovem usando tecnologia de inovação futurista com holograma de realidade aumentada. Conceito de futuro, inovação, tecnologia, holográfico
O número de vagas é limitado e a dinâmica da imersão será similar à de um programa de TV

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizará a 23° edição do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação. A iniciativa é da  Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação. Desta vez, a imersão acontece de forma virtual nos Estados Unidos e ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, entre 9h e 12h30 (horário de Brasília).

A programação terá palestras de especialistas de empresas e universidades de ponta, com possibilidade de troca de informações direta e de marcação de conversas individuais online com anfitriões e demais participantes por meio de ferramenta exclusiva de matchmaking.

O grupo conhecerá o que há de mais disruptivo na agenda de tecnologia do país. Participam empresas como a Qualcomm, referência mundial em tecnologia 5G, além de instituições e universidades de destaque internacional como o Council of Competitiveness (CoC) e a George Washington University (GWU).

“Esse é um momento muito oportuno para realização desta edição do programa, sendo a segunda feita de forma virtual. Isso porque estamos em processo de abertura de um novo escritório da CNI nos EUA, fruto da parceria firmada com o SOSA para inserção das empresas brasileiras em cadeias globais de inovação”, ressalta a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio.

A diretora da CNI destaca ainda a atualidade dos temas que serão abordados durante a imersão como energia, internet das coisas, tecnologia 5G, mobilidade, entre outros.

Os Estados Unidos figuram entre os três países mais inovadores do mundo em todos os principais rankings internacionais sobre o tema. Sendo o berço de empresas de referência com a Boeing, a John Deer e a General Electric, entre outras.

O ecossistema do país se caracteriza pelo forte investimento público em pesquisa básica e aplicada, combinada com uma atuação agressiva do setor privado na transformação dos ativos gerados em produtos e serviços de grande valor econômico. 

O número de vagas é limitado e o programa será todo em inglês, sem tradução simultânea. Os interessados devem se inscrever na página da imersão. O “Programa de Imersões” tem como objetivo promover a interação entre empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo brasileiro com atores estratégicos do ecossistema de inovação norte-americano.

A dinâmica da imersão será similar à de um programa de TV. A apresentação será realizada pela equipe da Diretoria de Inovação da CNI, que conduzirá a imersão. 

Balanço das imersões presenciais

Desde 2016, quando o Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação da CNI foi criado, a CNI organizou 21 imersões a oito países, além de visitas a diferentes estados brasileiros. Os países visitados foram Alemanha, China, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália, Suécia e Suíça.

Participaram das imersões um total de 499 pessoas de 247 organizações, entre as quais 132 empresas industriais. A CNI tem 23 parceiros estratégicos em 12 países, cerca de 100 instituições em seu portfólio de roteiros no exterior, além de mais de 50 instituições nos roteiros nacionais.

Desde o começo da pandemia, as imersões presenciais foram interrompidas, com previsão de retorno tão logo a situação da Covid-19 pelo mundo seja controlada. Para 2021, há previsão ainda de mais uma imersão virtual internacional e uma outra para o Brasil.

Relacionadas

Leia mais

CNI e SOSA dão largada para programa global com startups brasileiras
Saiba como participar do Prêmio Nacional de Inovação
Colaboração entre empresas e startups é caminho para atrair e adotar inovações

Comentários