Inovações transformam hábitos e melhoram o ambiente de trabalho

A Agência CNI de Noticias publica série especial sobre empresas e trabalhadores que tiveram suas rotinas transformadas pelas tecnologias desenvolvidas nos Centros de Inovação do SESI. Dez reportagens vão ao ar entre 22 de abril e 3 de maio

A elevada expectativa de vida do brasileiro com o envelhecimento da população economicamente ativa cria desafios para quem lida com a saúde e segurança do trabalhador, em especial da indústria. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as mulheres devem viver até os 80 anos e os homens chegam, em média, aos 73 anos. Em 2040, calcula-se que 57% da população no mercado de trabalho nacional terá mais de 45 anos. 

Desta forma, há dois anos, os Centros de Inovação do SESI foram criados para desenvolver tecnologias e investir em inovação para melhorar a saúde e a segurança dos funcionários em todas as fases da sua vida, reduzir o número de acidentes de trabalho e aumentar a produtividade das empresas. O Serviço Social da Indústria (SESI) acredita que os cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho são essenciais para o envelhecimento bem-sucedido.

Segundo o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, com os centros de inovação, o SESI reforça sua atuação em segurança e saúde no trabalho ao mesmo tempo que produz conhecimento, antecipa tendências e cria soluções inovadoras para as necessidades das indústrias. “Trata-se de um novo impulso ao trabalho que o SESI desenvolve há 70 anos e que o tornou referência na promoção de saúde do trabalhador e no desenvolvimento de ambientes de trabalho mais seguros”, destaca o diretor.

A Agência CNI de Noticias publica a série de reportagens “Inovações que transformam hábitos e ambientes de trabalho” com detalhes sobre as tecnologias desenvolvidas nos nove Centros de Inovação do SESI espalhados pelo país, entre 22 de abril e 3 de maio. Há, por exemplo, aplicativos para monitorar o estresse do trabalhador, plantas que reduzem a quantidade de formol no ar das indústrias e softwares que mapeiam riscos em ambientes antes mesmo de uma planta industrial sair do papel. As matérias vão contar detalhes das transformações nas vidas das pessoas e na produtividade das empresas. 

Acompanhe todas as reportagens da série:

22/04/19 - Conheça os 9 Centros de Inovação do SESI
23/04/19 - Tecnologias para Saúde
24/04/19 - Higiene Ocupacional
25/04/19 - Fatores Psicossociais

26/04/19 - Longevidade e Produtividade
29/04/19 - Ergonomia
30/04/19 - Prevenção da Incapacidade
01/05/19 - Estilo de Vida e Saúde
02/05/19 - Economia para Saúde e Segurança
03/05/19 - Sistemas de Gestão em SST

Relacionadas

Leia mais

Solução criada pelo Centro de Inovação SESI Tecnologias para a Saúde vence Prêmio CBIC
SESI lança em São Paulo o Centro  de Inovação Estilo de Vida e Saúde
SESI Viva+ apoiará empresas a atender o eSocial, destaca gerente de Segurança e Saúde no Trabalho

Comentários