Na era da educação criativa, SESI adota ensino médio para elevar a competitividade da economia

Em artigo publicado no site Gaúcha ZH, Presidente da FIERGS, Gilberto Petry, destaca que o modelo do SESI no estado vem se tornando referência

Vivemos num cenário mundial em que as economias são cada vez mais abertas e a forma de produção de bens e serviços com alto valor agregado é que dita a diferenciação entre os mercados. A questão da produtividade se associa progressivamente com o tema da educação, impondo a necessidade da qualificação das pessoas.

Hoje, são necessários mais trabalhadores brasileiros para produzir o mesmo que um americano ou francês. A competitividade da indústria no Brasil é afetada pelo peso da burocracia e de infraestrutura defasada, entre outros. Mas o fator que permeia as nossas limitações é sem dúvida a baixa qualidade educacional.

O problema no país não está no volume financeiro destinado à área, mas na necessidade de aprimoramento de políticas e processos educacionais. Nesse cenário, o Serviço Social da Indústria (SESI) do Rio Grande do Sul construiu um modelo de Ensino Médio que vem se tornando referência nacional.

As Escolas do SESI/RS possuem, entre seus principais atributos, o protagonismo do aluno na aplicação de ferramentas tecnológicas em práticas pedagógicas e a resolução de problemas a partir de pesquisa e trabalho em equipe. O currículo, por exemplo, inclui robótica e outras competências modernas voltadas à denominada indústria 4.0, formando uma base para a formação profissional que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Sul disponibiliza.

Esse modelo de educação do SESI poderá ser visto nos próximos dias 30 deste mês e 1º de outubro, durante a mostra SESI com@Ciência _ 2019. Os alunos apresentarão seus projetos, juntamente com palestras de especialistas, reunindo na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) as vivências e reflexões sobre Educação no Novo Mundo do Trabalho.

Em plena era da educação criativa, teremos a oportunidade de apresentar respostas importantes para elevar a competitividade da economia brasileira. E será um bom momento para que toda a sociedade possa indicar novos caminhos que nos conduzam ao desenvolvimento sustentado que tanto almejamos e que o Brasil merece.

Gilberto Porcello Petry é presidente da FIERGS 

O artigo foi publicado no site GaúchaZH nesta quarta-feira (25). 

REPRODUÇÃO DO ARTIGO - Os artigos publicados pela Agência CNI de Notícias têm entre 4 e 5 mil caracteres e podem ser reproduzidos na íntegra ou parcialmente, desde que a fonte seja citada. Possíveis alterações para veiculação devem ser consultadas, previamente, pelo e-mail [email protected]. As opiniões aqui veiculadas são de responsabilidade do autor. 

Relacionadas

Leia mais

SENAI e Pix Force criam tecnologia de identificação rápida de vazamento de óleo
Você viu? Medalhistas brasileiros da WorldSkills participaram do Caldeirão do Huck
Ações de inclusão do SESI e do SENAI marcam Dia da Luta das Pessoas com Deficiência

Comentários