CNI lança Relatório de Sustentabilidade com principais ações e resultados de 2013

Em sua primeira edição, a publicação reforça a transparência das entidades que integram o Sistema Indústria

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) lançam, nesta segunda-feira (9), o Relatório de Sustentabilidade. Em sua primeira edição, a publicação reforça a transparência das entidades que integram o Sistema Indústria. Traz informações institucionais, de gestão financeira e de recursos humanos. Também relata as principais ações e os resultados de 2013.

De acordo com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o intuito é que o documento seja um instrumento de diálogo da instituição com diversos públicos, entre os quais empresários, trabalhadores, representantes do governo, acadêmicos e jornalistas. “O objetivo é manter essa interação permanente e estruturada”, destaca Andrade.

No relatório, os leitores poderão conferir, por exemplo, que o SESI e o SENAI ultrapassaram as metas de gratuidade definidas até 2014 em acordo com os Ministérios da Educação, do Trabalho e Emprego e da Fazenda, em 2009. O SESI destinou mais de 57% da receita líquida de contribuição compulsória para a educação básica e continuada e ações educativas gratuitas. Esse percentual já superou a meta de 33,33% estabelecida para 2014. Já o SENAI repassou 67,2% da receita líquida de contribuição compulsória para vagas gratuitas em cursos de educação profissional, superando a meta de 66,6% previstas para 2014.

O documento destaca ainda que a CNI, o SESI, o SENAI e o IEL pretendem estar entre as melhores empresas para se trabalhar. Para isso, desenvolvem, desde 2012, o Programa Evolua, que busca conjugar o desenvolvimento dos funcionários com a constante melhora dos resultados alcançados pelo Sistema Indústria. Em 2013, as quatro entidades do Sistema empregavam 861 pessoas, das quais 477 são mulheres e 384, homens. Além disso, o quadro de funcionários é caracterizado pela alta escolaridade: 82% têm nível superior e, desses, 56,5% possuem especialização, mestrado ou doutorado.

Assista ao vídeo com a mensagem do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade:

RESULTADOS – Além dessas informações, o relatório apresenta a estrutura de governança, as principais ações e resultados em 2013 e as estratégias futuras de atuação das entidades. Entre os destaques da CNI no ano passado está o lançamento do Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que norteou a elaboração do Relatório de Sustentabilidade. O documento, construído com base em consultas a mais de 500 líderes empresariais, define os dez fatores chaves para o Brasil ganhar competitividade e crescer mais e melhor na próxima década. Entre esses fatores estão a educação, a inovação e os custos de produção.

Entre os destaques da área de educação em 2013 está que o SENAI realizou 3,4 milhões de matrículas na educação profissional nas 817 unidades espalhadas pelo país. O SESI recebeu mais de 1,9 milhão de matrículas na sua rede de ensino, que inclui educação infantil e fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos e educação continuada. O IEL capacitou mais de 38 mil gestores em programas de educação executiva.

Na área de inovação, o destaque são os investimentos de R$ 1,9 bilhão em 25 Institutos SENAI de Inovação e 60 Institutos de Tecnologia, que pretendem facilitar os processos de pesquisa e desenvolvimento e estimular iniciativas de inovação e formação de parques tecnológicos. Em 2013, foi inaugurado o Instituto de Eletroquímica, em Curitiba.

Os programas de qualidade de vida do SESI atenderam mais de 3,4 milhões de trabalhadores em 2013. Ao todo, foram realizados mais de 2,4 milhões de atendimentos em ações comunitárias e aproximadamente 2,3 milhões de pessoas assistiram a atrações culturais patrocinadas pela entidade.

CONFIRA ALGUNS DESTAQUES DO RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2013

- Lançou o Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, que define os dez fatores chaves para o Brasil ganhar competitividade e crescer mais e melhor na próxima década;

- Assumiu a presidência da Brazil Industries Coalition (BIC), entidade que defende os interesses do setor privado nacional em Washington;

- Apresentou documento com 101 Propostas para Modernização Trabalhista, em que aponta os principais problemas da legislação trabalhista, detalha as consequências e enumera os ganhos que as empresas e trabalhadores teriam com a mudança das normas;

- Preparou estudo Centro-Oeste Competitivo, que apresenta os investimentos necessários para aperfeiçoar o sistema logístico e de infraestrutura da região;

- Realizou o evento CNI Sustentabilidade, cujo tema da 2ª edição foi Água: oportunidades e desafios para o desenvolvimento do Brasil, com o intuito de promover o diálogo sobre tendências, tecnologias, oportunidades e desafios para nortear a indústria na busca da competitividade com sustentabilidade.

- Realizou mais de 1,9 milhão de matrículas em cursos de educação infantil, fundamental, ensino médio, educação de jovens e adultos, educação continuada e minicursos;

- Ultrapassou 1,6 milhão de atendimentos em ações educativas direcionadas ao desenvolvimento de competências profissionais, educação, responsabilidade social e qualidade de vida;

- Atendeu mais de 3,4 milhões de trabalhadores em programas de segurança e saúde no trabalho e qualidade de vida;

- Superou a marca de 1 milhão de doses de vacinas aplicadas em trabalhadores, dependentes e comunidade.

- Realizou 3,4 milhões de matrículas na educação profissional;

- Emitiu aproximadamente 3 mil certificados profissionais a trabalhadores;

- Atendeu mais de 20 mil empresas em serviços técnicos e tecnológicos;

- Promoveu mais de 200 novas ideias de alunos e instrutores durante o Grand Prix SENAI de Inovação.

- Capacitou mais de 38 mil gestores empresariais em programas de educação executiva;

- Atendeu quase 5 mil empresas em serviços de consultoria;

- Beneficiou mais de 161 mil estudantes em programas de estágio;

- Ultrapassou 10 mil instituições de ensino conveniadas.

INTERNET - Acesse o site do Relatório de Sustentabilidade, confira todos os detalhes do documento e baixe o arquivo em PDF!

Relacionadas

Leia mais

Indústrias desenvolvem linhas de produtos temáticos para a Copa do Mundo
A Indústria rumo à sustentabilidade

Comentários