SESI Lab abre visitas noturnas para alunos da EJA e universitários

O museu oferece visitas para instituições de ensino públicas e particulares com agendamento antecipado. Alunos e professores da rede pública têm direito a entrada gratuita

A possibilidade de conhecer um museu à noite mexe com o imaginário de várias gerações. No SESI Lab isso é possível para estudantes de curso superior e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As visitas educativas noturnas precisam ser agendadas e, para estudantes e profissionais da rede pública de ensino, são gratuitas. Já alunos e professores da rede privada pagam meia-entrada.

Em abril, essa modalidade de visita educativa será realizada no dia 23, das 19h às 21h30, e já atingiu a capacidade máxima de atendimento. Instituições interessadas em participar da edição de maio, marcada para o dia 21, precisam preencher o formulário de agendamento, que é o primeiro passo para estabelecer contato entre a comunidade escolar e a equipe de Educativo do museu.

Após o preenchimento, a equipe responsável pelas ações educativas do SESI Lab dá continuidade ao agendamento a partir do perfil do público e a temática escolar a ser explorada na visita. Em caso de dúvidas sobre o agendamento, basta entrar em contato com o e-mail [email protected] ou no WhatsApp.


"A missão educativa do SESI Lab é fomentar o pensamento crítico, a criação e a transformação do mundo com ética e responsabilidade socioambiental, a partir da conexão de processos artísticos, científicos e tecnológicos em diálogo e colaboração com diferentes públicos. Mesmo em tão pouco tempo, já conseguimos colocar em prática atividades voltadas à formação de sujeitos mais ativos e conscientes do seu papel social", comenta Claudia Ramalho, superintendente de Cultura do SESI.


Atualmente, o SESI Lab oferece duas modalidades de visita que também podem ocorrer, também, nas edições de visitas noturnas: 

1. Visita educativa temática: destinadas a conhecer as exposições do SESI Lab, a partir de percursos temáticos mediados pela equipe de educação. Ao final, é realizada uma atividade prática conectada ao tema explorado durante a visita.

Como funciona: Ao chegar no museu, os grupos são formados com 20 participantes. O limite de atendimento é de 40 participantes por horário de visita (mais acompanhantes em um limite de até cinco).

2. Visita autoguiada: permite organizar uma experiência de visita customizada. Nessa modalidade, os visitantes são recepcionados pela equipe de educação e percorrem as galerias do museu de acordo com os interesses de tema e percurso.

Como funciona: O agendamento pode ser feito para grupos de até 80 pessoas por horário, mediante disponibilidade.

As escolas podem fazer agendamento simultâneo em ambas as modalidades (visita educativa e visita autoguiada), conforme interesse e disponibilidade de horário. Os temas de cada visita serão selecionados conforme o perfil do grupo, com abordagem customizada para cada público.

Para garantir acolhimento inclusivo, é fundamental informar no agendamento a necessidade de atendimento adaptado e o tipo de adaptação necessária para pessoas com deficiência.

Protagonizar e criar a partir da cultura do aprendizado

O SESI Lab conecta arte, ciência e tecnologia com a vida cotidiana, da concepção do projeto à sua concretude. Desde a inauguração do museu, mais de 60 mil pessoas participaram de mais 1,2 mil atividades educativas.

O programa educativo e cultural do SESI Lab alinha teorias aprendidas na sala de aula com o dia a dia, a partir da realização de oficinas maker e biomaker, atividades educativas nas edições do Night Lab e na Estação Descoberta, além das galerias de longa duração. Também fazem parte da estratégia de disseminar a educação não formal as visitas educativas para público espontâneo e agendadas, ações de formação de profissionais da educação, o projeto Maker Livre e a formação continuada das equipes do SESI Lab.

Com estratégias baseadas na criatividade e na interatividade para despertar a sede pelo aprendizado, é possível compreender com mais naturalidade fenômenos e teorias, e aplicar conhecimentos a outras situações e contextos sociais.

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