Apertem os cintos! A nova temporada do F1 in Schools começou

SESI dá largada na temporada 2021/2022 da competição educacional de Fórmula 1. Cerca de 350 estudantes de escolas SESI participarão dos torneios

As luzes estão verdes e a competição começou! O Serviço Social da Indústria (SESI) deu a largada à nova temporada da competição F1 in Schools para as equipes da rede. A transmissão do evento iniciou às 15h e foi transmitida pelo canal SouRobótica, do YouTube.

No Brasil, o programa é organizado pela Associação Projetando o Futuro (APF), que promove as competições em território nacional para estudantes de escolas públicas e privadas. O SESI promove, em parceria com a APF, torneios do F1 in Schools para as escolas da rede desde 2019, que também faz parte do Festival SESI de Robótica, maior torneio de robótica do país.

A edição 2021/2022 será a quarta temporada realizada pela instituição.

A analista do SESI Nacional Jane Nóbrega passa todos os detalhes para que equipes possam participar da temporada 2021/2022 do F1 in Schools

De acordo com a analista do SESI Nacional Jane Nóbrega, a competição promovida pelo SESI está crescendo a cada temporada:

“Em 2019, quando nós começamos a implementar o F1 in Schools no SESI, tínhamos apenas 17 equipes. Nessa temporada, fomos surpreendidos com a adesão de 62 equipes que possuem, em média, de 3 a 6 competidores. Então, esperamos atender cerca de 350 competidores nesta temporada, a qual estamos trabalhando para que aconteça presencialmente”, conta.

Os documentos necessários para participar da competição já estão disponíveis no canal do F1 in Schools. Além disso, a analista Jane Nóbrega também revelou que os blocos para a construção dos carrinhos serão enviados para as equipes ainda em novembro, assim como a possibilidade da capacitação de técnicos e juízes ocorrer em dezembro.

E, alerta de spoiler, a etapa nacional do F1 in Schools ocorrerá, presencialmente, entre 27 e 29 de maio de 2022 na Bienal, em São Paulo. Save the date!

O especialista do SESI Nacional Marcos Sousa conta sobre os outros programas de robótica oferecidos pela instituição

O evento de lançamento foi apresentado pela gerente de educação do SESI, Kátia Marangon, e com a participação do piloto de automobilismo Felipe Giaffone, o representante da F1 in Schools Brasil, Waldemar Battaglia, o juiz de apresentação verbal Freddy Baruch e juiz de engenharia Douglas Reis.

Além disso, o especialista do SESI Nacional Marcos Sousa se juntou à transmissão para falar sobre as demais competições de robótica, tais como a FIRTS LEGO League Challenge (FLL), a FIRST Tech Challenge (ftc) e a FIRST Robotics Challenge (FRC).

Projeto educacional criado pela Fórmula 1

A competição é parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 para criar um ambiente de aprendizado estimulante para jovens de 9 a 19 anos. Ao simular os desafios reais de uma corrida profissional de F1, a competição envolve desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

Como uma empresa, os membros da equipe assumem funções de gerenciamento, marketing, design e engenharia e devem elaborar um plano de negócio, correr atrás de patrocínio, além de projetar, modelar, testar e colocar em movimento um protótipo de carro de Fórmula 1. Os carros, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em menos de um segundo.

Competidores enfrentam desafios reais de uma corrida profissional de Fórmula 1

Preparando jovens para o futuro

Muito além do que uma corrida de carros, o programa F1 in Schools tem se consolidado dentro da Rede SESI como um torneio capaz de desenvolver nos estudantes competências técnicas e pessoais ao utilizar a metodologia STEAM (acrônimo em inglês para as disciplinas Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

Os competidores são independentes ao longo de todas as etapas do torneio. Para criar uma escuderia, os jovens precisam desenvolver habilidades nas áreas de gerenciamento, para estruturar a empresa; de comunicação, buscando bons patrocinadores e para estruturar estratégias de marketing; de engenharia e tecnologia, para utilizarem os programas necessários para a criação dos carros.

Além disso, durante as competições mundiais, os jovens interagem com profissionais de escuderias reais da Fórmula 1. Com isso, os alunos têm a oportunidade de receber propostas de estágio para grandes nomes no mundo automobilísticos, como Mercedes e Ferrari.

A Robótica tá ON!

Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

SESI lança nova temporada de competições de robótica
#TBT: veja os momentos inesquecíveis da temporada 2020/2021 da robótica
F1 in Schools é na tela do SESI Esportes! Veja como foi a etapa nacional

Comentários