Conselho de Assuntos Legislativos da CNI defende articulação para agilizar deliberações no Congresso Nacional

Para o colegiado, que acompanha os temas prioritários para a indústria no âmbito legislativo, a mobilização do setor para a aprovação de pautas consensuais é essencial

Em um ano eleitoral, como 2018, é preciso mobilizar o Colégio de Líderes para que projetos de Leis consensuais, mas de grande relevância para a indústria, sejam colocados em pauta no Congresso Nacional. A conclusão foi um dos pontos principais da reunião mensal do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

O vice-presidente da CNI e presidente do Conselho de Assuntos Legislativos, Paulo Afonso Ferreira, afirmou que as federações da indústria, os sindicatos e as associações setoriais devem ir além do debate dos temas prioritários e buscar o apoio dos líderes para agilizar a pauta e votação de projetos de Lei que não têm objeção. “Neste ano, temos janelas de atuação do Congresso e muitas agendas delineadas, mas precisamos de esforço extra para avançar”, disse.

Paulo Afonso defendeu também a sanção sem vetos ao Projeto de Lei 7.448/2017. O PL foi aprovado pelo Congresso e está sob análise do presidente Michel Temer. O texto apresenta um amplo conjunto de inciativas para reduzir a insegurança jurídica do país e inova ao exigir que as decisões judiciais ou administrativas considerem consequências práticas que a aplicação da lei trará, não se baseando apenas em valores jurídicos abstratos. 

“É urgente que haja uma articulação para aprovar normas que reduzam a insegurança jurídica do país. Essa é uma das grandes angústias da indústria. Inibe investimentos e prejudica a imagem do ambiente de negócios do Brasil”, explicou Paulo Afonso Ferreira. 

Convidado para o encontro, o deputado Vitor Lippi (PSDB/SP), por sua vez, defendeu que a educação e o fortalecimento do setor produtivo são essenciais para a geração de empregos, a competitividade e o desenvolvimento do Brasil. “Segundo análises internacionais, hoje o Brasil é um dos piores lugares do mundo para se empreender. Temos que dar foco a questões estratégicas, determinantes para a mudança desse cenário, em especial no Congresso”, diz.

Para o deputado, é preciso que o setor público e o privado estejam alertas e defendam a queda das taxas de juros brasileiras, a simplificação da lei de licitações e, fundamentalmente, a reforma tributária – hoje prejudiciais ao crescimento da indústria e do país. “Temos o mais complexo e oneroso sistema tributário do mundo. A exemplo da reforma trabalhista, fundamental para o Brasil, temos que priorizar a questão tributária. Com foco e estratégia, podemos conseguir muitos avanços”, esclarece. 

Os integrantes do colegiado também debateram propostas que envolvem licenciamento ambiental, proteção da propriedade industrial, cadastro positivo e o Código de Defesa do Contribuinte. Outros pleitos da indústria que entraram em pauta foram a simplificação da compensação ambiental e a atualização de pontos específicos da Lei de Informática.

Relacionadas

Leia mais

Conselho da CNI apresenta impactos da reforma trabalhista
CNI debate regulamentação do uso de dados pessoais no Senado. Mais de 100 países já adotaram leis sobre o tema
Reforma da Previdência é prioridade da pauta legislativa da indústria em 2018

Comentários