SENAI capacita equipe do Sebrae na área de Energia Solar Fotovoltaica para pequenos negócios

O curso foi realizado pelo SENAI do Rio Grande do Norte. A capacitação de técnicos do Sebrae teve aulas teóricas e práticas

A capacitação vai ajudar o Sebrae no atendimento aos micro e pequenos empreendedores que tenham interesse no uso de sistemas fotovoltaicos

De olho no mercado da Energia Solar Fotovoltaica em rápido crescimento e expansão, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Rio Grande do Norte, adotou uma iniciativa pioneira de capacitação de seus técnicos para o atendimento aos micro e pequenos empreendedores que tenham interesse de implementar o uso de sistemas fotovoltaicos em suas empresas.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), também do RN, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), foi desenvolvido o curso de capacitação Princípios Técnicos da Energia Solar Fotovoltaica Aplicada aos Pequenos Negócios.

Um dos objetivos principais do curso é preparar o técnico para ser capaz de diferenciar os tipos de tecnologias de geração de energia elétrica através do aproveitamento do recurso solar e oferecer conhecimentos básicos sobre a instalação e funcionamento de sistema solar fotovoltaico e os passos necessários para se ter esse tipo de geração de energia em uma micro ou pequena empresa.

O curso foi realizado neste mês de abril com especialistas do CTGAS-ER. Representantes do Banco do Nordeste (BNB) e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), também participaram das discussões técnicas.

A gerente de Unidade de Desenvolvimento da Indústria no Sebrae (RN), Lorena Roosevelt, ressaltou que o desafio é prestar apoio aos empreendedores de pequenos negócios que movimentam a economia na região e que necessitam de uma visão antecipada das condições do mercado da energia solar fotovoltaica, para poder planejar ações, tomar decisões mais objetivas e com riscos calculados.

A diretora-executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, destacou a importância da parceria entre as instituições no fortalecimento da construção e difusão do conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica para o estabelecimento cada vez maior da tecnologia na região.

No último dia do curso foi realizada visita técnica ao laboratório de energia solar fotovoltaica do SENAI / CTGAS-ER com a realização de atividades práticas. Esta é uma das atividades preparatória do Programa RN SOLAR que será lançado no dia 5 de maio. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae (RN) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), através da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) e do SENAI / CTGAS-ER, contando com o apoio de outras organizações parceiras interessadas no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de energia solar.

Relacionadas

Leia mais

Fique por dentro dos cursos com inscrições abertas nas unidades do SENAI pelo país
SENAI inaugura novos Institutos de Inovação
O SENAI foi a pista de onde eu decolei para realizar meus sonhos, diz astronauta Marcos Pontes, que também estudou no SESI

Comentários