Tem muita coisa acontecendo no World Festival, o mundial de robótica. Saiba tudo!

A maior competição internacional de robótica é realizada em Houston, nos Estados Unidos. Além da disputa na categoria FIRST LEGO League, que o SESI participa, o evento tem outras atrações. É que o mundial acontece dentro de um evento ainda maior, o FIRST Championship

A sexta-feira (20) foi daquele jeito no World Festival, a maior competição de robótica do mundo, em Houston, nos Estados Unidos. É que acabou a brincadeira e agora começaram os rounds oficiais da competição. Foi um dia de nervos à flor da pele, ansiedade nas alturas, emoção, gritos, abraços e ufa...mais um round concluído. Estamos falando do Desafio do Robô, em que cada equipe é avaliada pelo desempenho do robô de Lego na execução de tarefas na mesa do torneio.

O World Festival termina neste sábado (21), e o Brasil tem chances de prêmios com as equipes Thunderbóticos (Rio Claro), Jedi's (Jundiaí), Big Bang (Birigui) e Red Rabbit (Americana), todas de escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo, além do time pernambucano Visão Elétronsbot, do Colégio Visão, de Recife.

A competição termina neste sábado (21), e o Brasil está em busca dos prêmios

Os estudantes de 9 a 16 anos são da categoria FIRST LEGO League. Só que o World Festival faz parte de um evento ainda maior: o FIRST Championship, que tem competidores em  modalidades como a FIRST Robotics Competition, que combina a emoção do esporte com as regras da ciência e tecnologia.  Os estudantes precisam contruir e programar robôs de tamanho industrial para atuar em um jogo contra outros concorrentes. É o mais próximo da engenharia do mundo real que um aluno pode alcançar. Em Houston, há uma arena gigante para essa categoria, com direito a arquibancadas lotadas e muita torcida. É uma das sensações do FIRST Championship.

Arquibancada cheia e emoção na arena do FRC

Há também uma feira de inovação  que reúne patrocinadores, fornecedores, convidados especiais e até oferta de bolsas de estudos. É o lugar ideal para conhecer novos produtos e processos tecnológicos, além de participar de atividades divertidas e práticas para todas as idades. Dentre os participantes desta feira estão a Bosch, Delta Air Lines, Ford Motor Company, Instituto de Tecnologia da Florida (Florida Institute of Technology), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e várias outras empresas e instituições de ensino e pesquisa. 

Empresas e instituições de ensino e pesquisa participam da feira de inovação

Cansou? Está a fim de relaxar? É só "mergulhar" em uma "piscina" de peças de Lego. São milhares....ou milhões de peças à disposição do público que não se cansa de montar e desmontar tudo que a mente cria. É o momento relax para crianças e adultos. 

Com a mão nas peças! Aqui todo mundo pode fazer o seu robô!

E tudo isso acontece no Centro de Convenções George R. Brow, em Houston. Um lugar gigante, com diversos espaços multiuso, arquibancadas que se encolhem para a disputa das crianças do FIRST LEGO League, mas que se abrem para jogos de basquete, por exemplo. A estrutura, invejável, fica na região conhecida como dowtown, no coração de Houston. Como se ainda não bastasse tanta beleza e excelente infraestrutura, em frente ao centro de convenções há, ainda, um parque com muito verde e um pequeno lago artificial. Já virou a parada obrigatória das equipes no final de cada dia. 

Uma mega estrutura para receber competidores de vários países

SAIBA MAIS – Acompanhe a cobertura completa da participação brasileira no World Festival na Agência CNI de Notícias e no perfil do Torneio de Robótica no Facebook e Instagram.

Relacionadas

Leia mais

Foi dada a largada para o mundial de robótica nos Estados Unidos
Equipes do SESI estão prontas para entrar em ação no mundial de robótica, em Houston
Alunos do SESI participam do maior torneio mundial de robótica, nos Estados Unidos

Comentários