Super-heróis e cangaceiros invadem o Torneio Nacional de Robótica

A competição que vai até domingo (18), em Curitiba, reúne quase 800 competidores. Estudantes de várias estados do Brasil que fazem questão de mostrar a cultura regional e as fantasias

Tem desafio emocionante com robôs de Lego sim, mas a criatividade dessa galera vai muito além da disputa

Quem passar pelo Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba, vai ver muito mais que uma disputa com robôs de Lego. Andando pelo centro de convenções não se assuste se encontrar um power ranger, a Emília do Sítio do Pica-pau Amarelo ou o personagem de algum filme de super-herói.

O Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League é assim mesmo, uma mistura de aprendizado e diversão. A competição acontece até este domingo (18), com entrada gratuita. O maior torneio de robótica do Brasil reúne 83 times de escolas públicas e particulares, formados por estudantes de 9 a 16 anos. Selecionamos algumas equipes que capricharam na criatividade. Confira:

Cangaceiros cientistas

A equipe Robocamb, do SESI Cambona, em Maceió (AL), chegou disposta a mostrar que o Nordeste também produz conhecimento. Ideias inovadoras na mente e um visual inspirado no cangaço e no cantor Luiz Gonzaga pra lembrar as origens de cada um. 

Conectados com a Lego

A equipe Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival Britto e Silva, de Curitiba (PR), entra no chuveiro com os chapeús de Lego e tudo. Brincadeiras à parte, é que o adereço, com personagens originais de Lego, é uma marca da equipe desde 2009. 

Truque de mestres da robótica

O visual da equipe Red Rabbit, do SESI de Americana (SP), foi inspirado no filme Truque de Mestre. O filme trata de um grupo de mágicos reunidos em torno de um objetivo. O mesmo acontece com os integrantes do time paulista, que querem o pódio do torneio. 

Para convencer gregos, troianos e brasileiros

A inspiração do time Lego of Olympus, do SESI de Brasília, começou com o filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios, que aborda a mitologia grega. Em cada competição, cada um representa um deus grego, com todos focados no trabalho em equipe. 

É hora de morfar. Ops... ou quase isso

Outra turma, também do SESI de Brasília, se inspirou nos Power Rangers pra encarar a competição. A equipe Megazord não tem poderes de super-heróis, mas acredita que vai encantar o público com o projeto de pesquisa. 

Nem a Cuca segura esta turma

Ficção inspirando a vida real dos integrantes da equipe World Doctors, do Instituto Federal de Educação (IFAM - CMDI), de Manaus. A escolha de fantasias do Sítio do Pica-pau Amarelo tem uma explicação simples: cada um da equipe tem um pouco da personalidade dos personagens da ficção. Ainda bem que ninguém veio de Cuca, não é mesmo? 

ACOMPANHE O TORNEIO - Saiba tudo que acontece na competição pelo Facebook , no Instragram do torneio e na Agência CNI de Notícias. Veja todas as fotos no Flickr da CNI

TORNEIO NACIONAL DE TOBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
Horário de visitação: 
16/03 – sexta-feira (14h às 18h)
17/03 – sábado (9hàs 17h)
18/03 – domingo (9h às 18h)
ENTRADA GRATUITA

SAIBA MAIS - Acesse o site do Torneio de Robótica e saiba tudo sobre a competição!

Relacionadas

Leia mais

Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil
5 motivos pra você visitar o Torneio Nacional de Robótica
Conheça as equipes que vão participar do Torneio Nacional de Robótica 2018

Comentários