Robôs de Lego entram em ação no maior torneio de robótica do Brasil

Com quase 800 competidores de 20 estados, o Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League começou nesta sexta-feira (16)

Durante três dias, os estudantes vão mostrar o resultado de estudos e pesquisas envolvendo a busca de soluções inovadoras para a questão da água

Valendo! Foi dada a largada para o maior torneio de robótica do Brasil. Quase 800 competidores de 20 estados brasileiros participam da competição que foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (16), no Campus da Indústria do Sistema FIEP, em Curitiba. São 83 times com estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares. O Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), vai até domingo (18), com entrada gratuita. 

Para o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, nos próximos três dias os estudantes terão a oportunidade de exercitar a criatividade em projetos de robótica. "Isso é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas do mundo real, além da capacitação desses jovens para o futuro. O torneio vai além da tecnologia, também prepara os jovens para serem cidadãos e na construção de uma carreira", disse. 

O torneio foi aberto com muita animação das equipes fazendo o "hi-five", o tradicional cumprimento. Na sequência, teve a participação do Ciência em Show, trio famoso no Youtube que ensina ciências de maneira descomplicada e atrai jovens de todo o país para pesquisa e inovação.

Para o gerente da Lego Education para a América Latina, Pedro Alejandro, que também esteve presente na abertura, a competição no Brasil é bem diferente do resto do mundo, por ser mais descontraída. Ele também falou sobre o desempenho dos nossos estudantes. "O Brasil sempre ganha troféus em torneios internacionais com projetos muito originais. O país está acima da média. É muito importante ter a robótica nas escolas porque ensinamos para as crianças os primeiros passos para as carreiras de engenharia", finalizou. 

A DISPUTA - Durante três dias, os estudantes vão mostrar o resultado de estudos e pesquisas envolvendo a busca de soluções inovadoras para a questão da água, que é o tema da temporada 2017/2018. Os projetos inovadores serão apresentados nos estandes das equipes. É onde eles vão explicar o problema pesquisado e a solução inédita.

Na arena de competição, um dos pontos altos do evento é o Desafio do Robô. As máquinas construídas e programadas pelos próprios estudantes realizam tarefas em uma mesa. São atividades lúdicas que representam a nossa relação com a água como, por exemplo, remover um cano ou retirar a tampa de um bueiro. Conta pontos ainda o design desse robô de Lego e a maneira como as equipes atuam durante a competição, ou seja, trabalho em equipe vale muito. 

"O importante é terminar a temporada satisfeitos com nosso trabalho", disse a pernambucana Maria Eduarda da Silva

A estudante pernambucana Maria Eduarda da Silva, 15 anos, da equipe Water's, participa pela primeira vez da etapa nacional. "É um momento único. Estudamos e pesquisamos muito. Agora a nossa expectativa é alcançar nossos objetivos, mas ganhando ou não, o importante é terminar a temporada satisfeitos com nosso trabalho", disse. A equipe Water's é da Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Augusto de Morais Pradines, na Ilha de Itamaracá, na região metropolitana do Recife.

Outro novato na competição é o estudante Eduardo Garcia da Silva, da equipe Wall-e, do SESI de Loanda (PR). Ele disse que o time enfrentou algumas dificuldades para chegar à etapa nacional, mas que agora é só animação. "O nosso grito de guerra já dizia que ninguém acreditou, mas Wall-e chegou. Estamos esperando uma competição com muito espírito de amizade", destacou. 

ACOMPANHE O TORNEIO - Saiba tudo que acontece na competição pelo Facebook , no Instragram do torneio e na Agência CNI de Notícias. Veja todas as fotos no Flickr da CNI

TORNEIO NACIONAL DE TOBÓTICA FIRST LEGO LEAGUE (FLL)
Quando: 16, 17 e 18 de março
Onde: Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
Centro de Exposições Horácio Coimbra
Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico (Curitiba)
Horário de visitação: 
16/03 – sexta-feira (14h às 18h)
17/03 – sábado (9h às 17h)
18/03 – domingo (9h às 18h)
ENTRADA GRATUITA

Relacionadas

Leia mais

Começa o Torneio Nacional de Robótica! Entenda a competição
5 motivos pra você visitar o Torneio Nacional de Robótica
Conheça as equipes que vão participar do Torneio Nacional de Robótica 2018

Comentários