Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Com o Desafio SENAI de Projetos Integradores, estudantes do SENAI propõem soluções inovadoras para problemas reais da indústria brasileira. As empresas têm até o dia 31 de julho para cadastrar seus próprios desafios na plataforma do programa. E o melhor, a parceria é gratuita.

Desafio SENAI de Projeto Integradores - Entrega de prêmios aos vencedores.

Criar um bioplástico para embalagens comerciais, um produto de limpeza com a borra do café ou um sabão biodegradável a partir da reutilização de óleos ou gorduras. Estudantes do SENAI podem trabalhar em equipe para solucionar problemas da indústria brasileira como já fizeram no desenvolvimento de projetos como os citados. Essa é a proposta do Desafio SENAI de Projetos Integradores, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para desenvolver em seus alunos a capacidade de trabalhar em equipe, solucionar problemas, inovar e empreender. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma do programa

Para participar do concurso, estudantes de curso técnico ou de aprendizagem formam uma equipe com até cinco integrantes, escolhem um desafio real de uma indústria brasileira e trabalham em sua solução em sala de aula, compondo o currículo. Os participantes são responsáveis por elaborar projeto, protótipo, Canvas Busines Model e apresentação no formato pitch. Já os professores têm o papel de orientar os alunos, mas não fazem parte das equipes.

“O desenvolvimento de projetos como uma situação de aprendizagem supera o modelo acadêmico tradicional e permite aos alunos um contato mais aproximado com o mercado de trabalho. Com o Desafio SENAI de Projetos Integradores, alunos e docentes são estimulados a atuar em conjunto, propor ações inovadoras e agir proativamente”, afirma o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica da instituição, Felipe Morgado.

Etapa estadual do Desafio de Projetos Integradores - SENAI Mato Grosso do Sul

PROPOSTA DE DESAFIOS – As empresas também podem participar ativamente do Desafio SENAI de Projetos Integradores. Até 31 de julho, os interessados podem propor um desafio aos estudantes do SENAI para implementar uma melhoria, superar um problema, melhorar a produtividade, diminuir impactos ambientais ou até mesmo criar um novo produto. 

Para participar da parceria, não é preciso investimento financeiro. A empresa interessada deve apenas preencher o Formulário de Demanda da Indústria na Plataforma da Saga SENAI de Inovação, com riqueza de detalhes. As informações permitirão que alunos e professores compreendam em profundidade a realidade vivenciada pela indústria e a expectativa de solução da questão. Quanto mais detalhado o desafio, mais adequada será a proposta de intervenção.

CRONOGRAMA

HISTÓRICO – O Desafio SENAI de Projetos Integradores está em sua quarta edição. No ano passado, foram cadastradas mais de 400 demandas de indústrias e participaram do desafio 1.489 equipes. As equipes de alunos e orientadores do Paraná e de Alagoas conquistaram o primeiro lugar nas categorias “Curso Técnico” e “Aprendizagem Industrial”, respectivamente.

Os paranaenses desenvolveram para o Grupo Boticário, que tem sede no estado, uma embalagem 100% biodegradável – que se decompõe por completo no meio ambiente. O projeto Ecoboti foi elaborado por alunos dos cursos técnicos de Eletromecânica e de Biotecnologia. 

Já os vencedores alagoanos desenvolveram o projeto LeveObra. A solução apresentada para a empresa V2 Construções foi um conjunto de placas de materiais de baixo custo, sustentáveis e leves para a rápida montagem de canteiros de obras. A equipe foi formada por alunos e orientadores dos cursos de Assistente Administrativo e Processos Construtivos. 

INOVAÇÃO – Além do Desafio SENAI de Projetos Integradores, outros projetos da instituição estimulam a cultura de empreendedorismo e inovação. O Inova SENAI, por exemplo, desafia alunos e docentes da instituição a pôr em prática seus conhecimentos e desenvolver produtos e processos inovadores alinhados às necessidades e aos interesses da indústria brasileira.

Os melhores projetos são apresentados a investidores que podem levar a ideia para o mercado. Na última edição, os produtos que mais chamaram a atenção do público foram o sorvete saudável produzido a base de azeite de oliva, sem gordura hidrogenada, e a máquina de costura industrial com acelerador manual, que permite a inclusão de pessoas com deficiências nos membros inferiores.

PARTICIPE - Acesse a plataforma do programa.

Relacionadas

Leia mais

Inova SENAI vai premiar produtos e soluções inovadoras
Estudo sobre inovação encomendado pelo SENAI é tema  de caderno especial do Estadão
Os 10 cursos do SENAI mais buscados pelas mulheres

Comentários