Goiânia receberá exposições do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas

As obras poderão ser vistas gratuitamente no Museu de Arte Contemporânea (MAC) a partir do dia 14 de março. O Prêmio é uma iniciativa da CNI, do SESI e do SENAI

Considerada a mais importante iniciativa do gênero no país, o Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas desembarcará no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) a partir do dia 14 de março. As galerias D.J. Oliveira e Cléber Gouvêa, localizadas no subsolo do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), receberão três exposições, todas com entrada franca.

A mostra dos premiados apresenta os trabalhos dos cinco artistas vencedores da sexta edição do Prêmio: Daniel Lannes (RJ), Fernando Lindote (SC), Jaime Lauriano (SP), Pedro Motta (MG) e Rochelle Costi (SP), e a exposição “Verzuimd Braziel - Brasil Desamparado", do curador premiado Josué Mattos, que reúne trabalhos dos artistas André Parente, Anna Bella Geiger, Carla Zaccagnini, Cildo Meireles, Clara Ianni, Dalton Paula, Daniel Jablonski e Camila Goulart, Daniel Santiago, Ivan Grilo, Lourival Cuquinha, Regina Parra, Regina Silveira, Santarosa Barreto, Thiago Honório, Thiago Martins de Melo e Vitor Cesar.

Em paralelo às mostras do Prêmio, é realizada a exposição “A Intenção e o Gesto”, que integra o projeto Arte e Indústria. A iniciativa homenageia artistas com processos de criação relacionados à produção industrial. Em sua terceira edição, o projeto tem a curadoria de Marcus Lontra e reúne trabalhos do artista Sérvulo Esmeraldo, homenageado desta edição, e de mais 10 artistas contemporâneos que dialogam com sua produção: Almandrade, Ana Maria Tavares, Angelo Venosa, Arthur Lescher, Delson Uchoa, Hildebrando de Castro, Guto Lacaz, Iran do Espírito Santo, Jaildo Marinho, Raul Córdula e Paulo Pereira.

Goiânia é a primeira parada da itinerância do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça Para as Artes Plásticas – e a única no Centro-Oeste. As exposições ficam em cartaz no MAC/CCON até 29 de abril, quando seguem então para Fortaleza (maio e junho), Rio de Janeiro (julho a setembro) e Florianópolis (outubro a fevereiro de 2019).  O Prêmio é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

AÇÃO EDUCATIVA – O Prêmio também se destaca pela ênfase no programa educativo realizado em paralelo às exposições, que contempla visitas mediadas, cursos, ateliês e ações poéticas direcionadas aos diversos públicos que frequentam as mostras, entre eles professores, alunos das redes públicas e particulares, estudantes universitários e famílias. As visitas e outras atividades educativas devem ser agendadas (veja os contatos no final da reportagem). 

O PRÊMIO - A sexta edição do Prêmio CNI SESI SENAI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas recebeu ao todo 633 inscrições de 22 Estados e do Distrito Federal. O goiano Dalton Paula foi um dos 20 artistas finalistas do Prêmio, que tiveram seus trabalhos expostos no Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE), em São Paulo (SP), de agosto a outubro do ano passado. A exposição em Goiânia é uma realização da CNI, do SESI, do SENAI, do CCON/MAC, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.

PRÊMIO CNI SESI SENAI MARCANTONIO VILAÇA PARA AS ARTES PLÁSTICAS 
Quando: 14 de março a 29 de abril de 2018.
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC) / Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).
Avenida Deputado Jamel Cecílio, nº 4.490, Setor Fazenda Gameleira, Goiânia (GO).
Visitação: terça a sexta, das 9 às 17 horas; sábados, domingos e feriados, das 11 às 17 horas.
Agendamento das visitas e atividades do programa educativo: (62) 3201-4923 ([email protected])
ENTRADA FRANCA

Relacionadas

Leia mais

Conheça os vencedores do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas
5 serviços do SESI que podem aumentar a competitividade da sua empresa
Os 10 cursos do SENAI mais buscados pelas mulheres

Comentários