Educação 360 Jovem discute a educação que estudantes desejam

O evento é realizado pelos jornais O Globo e Extra com patrocínio do SESI. O público pode se inscrever gratuitamente para participar do evento, que acontece nesta segunda-feira (16), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro

Com patrocínio do Serviço Social da Indústria (SESI), os jornais O Globo e Extra realizam, nesta segunda-feira (16), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a primeira edição do projeto Educação 360 Jovem focada totalmente no ensino dessa faixa etária. O evento terá debates e bate-papos com nomes de destaque da área educacional e, pela primeira vez, os estudantes serão os protagonistas e ocuparão os lugares nas mesas de discussão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do projeto. O Portal da Indústria vai transmitir ao vivo os quatro painéis do encontro.

Ao longo de um dia, o Educação 360 Jovem vai promover a reflexão sobre a escola que os jovens têm atualmente e a que eles desejam ter. Na pauta estão temas como currículo escolar, metodologias de ensino e as formas de participação dos estudantes. Ao final, ocorrerá o lançamento do documento “Juventudes pela Educação: Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação".

A abertura do evento será feita pelo diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, que vai apresentar um panorama do ensino médio no Brasil e no mundo, com mediação do escritor Marcelo Rubens Paiva. Dividido em quatro painéis e em dois turnos (manhã e tarde), o encontro terá a participação de Ítalo Dutra, chefe de educação da Unicef, no painel “O que os jovens querem aprender”, com mediação da jornalista Brenda Fucuta.

Em seguida, será debatido “Como os jovens querem aprender” com mediação da jornalista Tatiana Klix e participação do gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Felipe Morgado; do empreendedor, Fabio Zsigmond e do professor Jayse Ferreira, vencedor do 8º Prêmio Professores do Brasil, realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O quarto painel vai discutir o tema “Como os jovens devem participar da educação” e contará com a presença do membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e analista sênior no Instituto Unibanco, Gabriel Medina e do escritor Jessé Andarilho como mediador. Ao final do evento, será lançado o documento “Juventudes pela Educação” com mediação de Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, e participação de Carolina Carvalho Fernandes, do movimento Todos Pela Educação.

O PROJETO – O Educação 360 Jovem é uma realização dos jornais O Globo e Extra com apoio do Instituto Inspirare, da Unicef, da Unesco, do Canal Futura e da TV Globo. O evento tem patrocínio master do SESI e patrocínio da Fundação Telefônica e da Vivo. O encontro, na 5ª edição, tem o objetivo de reunir pessoas que vivenciam e pensam a educação sob diferentes e novos pontos de vista e que põem em prática iniciativas transformadoras.

O projeto apresenta palestras magnas de grandes nomes da educação mundial, além de mesas de debate com representantes das esferas pública e privada, assim como apresentação de estudos de casos inovadores e bem-sucedidos. Em 2018, será a primeira edição da plataforma Educação 360 Jovem voltada especificamente à educação dos jovens.

SAIBA MAIS - Veja a programação completa do Educação 360 Jovem.

Relacionadas

Leia mais

Novo ensino médio exige forte mudança na mentalidade do brasileiro, diz responsável por projeto pioneiro
Enem 2020 vai mudar para acompanhar novo ensino médio, diz ministra substituta da Educação em debate no SENAI
Na volta às aulas, SESI e SENAI implantam o novo ensino médio  integrado à formação profissional

Comentários