SENAI, Abert e Seja Digital firmam parceria para formar multiplicadores que ajudam no acesso à TV digital

Alunos do SENAI de todo o Brasil serão capacitados para integrar a Patrulha Digital, grupo de voluntários que orientam a população na conversão gratuita do sinal analógico de TV para o digital

A parceria foi assinada na sede da CNI, em Brasília

O Brasil está em contagem regressiva para o encerramento do sinal analógico de sua televisão aberta. A expectativa é que, até o fim de 2018, moradores de todo o país tenham acesso gratuito à transmissão digital, que garante maior qualidade de imagens e som. Para contribuir com essa transição, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) firmou parceria com a Seja Digital e a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) para expandir o projeto “Patrulha Digital” para todos os estados.

Com a iniciativa, docentes e alunos do SENAI de cursos de Eletrônica, Eletrotécnica, Telecomunicações e áreas afins recebem um workshop gratuito de duas horas sobre a digitalização do sinal de televisão. Após o treinamento, esses profissionais tornam-se multiplicadores, sensibilizam e orientam a população de seus municípios sobre os procedimentos para a adoção do novo sinal, como voluntários da Patrulha Digital. 

Até o momento, 11 estados brasileiros e o Distrito Federal já tiveram o sinal digitalizado em suas capitais, e o processo segue pelo interior. Em todos eles, o trabalho de campo feito pela Patrulha Digital foi decisivo para o sucesso da implantação do novo tipo de transmissão. Apenas na região metropolitana de São Paulo, 32 unidades do SENAI foram envolvidas e 30 mil alunos atuaram como disseminadores do sinal digital, tirando dúvidas sobre a conversão e orientando a instalação.

PARCERIA – De acordo com o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi, em todo o Brasil, 150 mil alunos já foram capacitados e, com a ampliação da parceria, esse número deve dobrar. “Além de criar competências na área do mundo digital para as pessoas, o SENAI ajuda a consolidar a transformação digital no Brasil, fundamental para uma sociedade moderna. Estamos trabalhando juntos por um propósito de modernização do país”, afirma. 

Para o presidente da ABERT, Paulo Tonet, o desligamento da televisão analógica no Brasil é referência internacional. “Nenhum país fez a migração para a transmissão digital com o êxito que estamos conseguindo. O México, em sua primeira tentativa de desligamento, deixou 25% de sua população sem televisão, e o governo foi obrigado a religar o sinal analógico. No Brasil, a população está de fato atendida. Com a parceria com o SENAI, os multiplicadores vão aos lugares mais remotos, garantindo que todos tenham acesso ao sinal digital e à tv aberta de maior qualidade”, diz.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado nesta segunda-feira (19), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Também estiveram presentes diretores estaduais do SENAI, o presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Martelletto; o diretor de projetos especiais da TV Globo, André Dias; e o diretor de Rede e Assuntos Regulatórios do SBT, Roberto Franco.

KITS GRATUITOS – Para sintonizar o sinal digital, o telespectador deve adaptar seus equipamentos de televisão. É necessário um aparelho de TV com conversor integrado ou um conversor separado para as televisões mais antigas. Em ambos os casos, o usuário deve instalar uma antena externa UHF. 

Como parte das ações, a Seja Digital distribui conversores e antenas, para que a população receba a transmissão digital mesmo em televisores antigos. Os kits gratuitos são destinados a famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica. Apenas em 2017, foram 6,8 milhões de beneficiados.

Para a liberação do kit, os interessados devem acessar o página do Seja Digital ou ligar gratuitamente para 147. O número também pode ser utilizado para o esclarecimento de dúvidas.

SINAL DIGITAL – A digitalização da TV aberta permite que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem. Na transmissão digital, não há perda de qualidade no processo. Áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade do sinal original da transmissão, eliminando chuviscos e interferências na recepção. A tecnologia também possibilita a exibição de programas em alta definição (HDTV), com o aspecto de tela 16:9 (widescreen) e a capacidade de áudio de 5.1 canais.

A TV digital no Brasil foi inaugurada oficialmente em 2 de dezembro de 2007. Hoje, os canais analógicos estão em fase de desligamento, e a expectativa é que, até o final de 2018, o sinal analógico seja desativado em 1.326 cidades. O cronograma de conversão está disponível na página do Seja Digital. Os canais analógicos desligados serão destinados a outros canais de TV ou outros serviços de Telecomunicações, como por exemplo, a Telefonia Celular 4G.

Relacionadas

Leia mais

Ex-aluno do SESI e do SENAI, astronauta Marcos Pontes faz palestra no Torneio de Robótica
SENAI lança plataforma e cursos gratuitos de indústria 4.0 para empresas
Quer resolver um problema da sua indústria? Desafie alunos do SENAI a encontrarem uma solução

Comentários