Por que sua empresa precisa de um projeto de investimento?

NAC lança consultoria para elaborar o documento que facilita o acesso ao crédito para investimentos de longo prazo, como máquinas e expansão

Está avaliando o momento certo para expandir ou investir na troca de maquinário e não sabe por onde começar? O primeiro passo é verificar se tem dinheiro para isso. Agora, se percebeu que vai precisar buscar crédito, sugerimos que comece pela elaboração de um projeto de investimento.

Para te ajudar nisso, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), junto com as Federações Estaduais das Indústrias, lançou um novo serviço de Consultoria para Elaboração de Projetos de Investimento.


“É um serviço para atender empresários que desejam adquirir um financiamento de longo prazo e que a instituição financeira exija a apresentação de um projeto de investimento indicando a viabilidade do negócio”, destaca o gerente de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Guerra.


E o que é um projeto de investimento?

É um documento que reúne informações, estudos e projeções que indicam se o empreendimento pode ou não ser realizado. O objetivo é descrever, caracterizar, comparar e estimar, principalmente, as vantagens do investimento naquele negócio, mas sem esconder as desvantagens.

Alguns dos itens que compõem esse documento são descrição da empresa, estudo de demanda e mercado, descrição de produto e serviço, análise de marketing, organização e gestão, plano financeiro e projeções.

“As empresas precisam construir o documento com uma sequência lógica e prática, para garantir o entendimento do que se pretende alcançar, baseado em estudos setoriais, de mercado, tecnologia e processo, localização, tamanho e recursos. É fundamental ter uma abordagem multidimensional, que traga, além do enfoque econômico, os pontos sociais, ecológicos, políticos e culturais que promovam o desenvolvimento sustentável daquela atividade”, detalha Guerra.

Com o projeto em mãos, as empresas de micro, pequeno e médio porte (MPMEs) terão mais chances de acessar as linhas de crédito de várias instituições financeiras como: BNDES Automático, BNDES FINEM, FINEP, FUNGETUR, além dos fundos constitucionais (FCO, FNO e FNE), bancos de fomento, bancos públicos e privados.

A nova consultoria é ofertada pela Rede NAC, presente em 25 Federações Estaduais das Indústrias e no Distrito Federal. Para saber mais e contratar o serviço, entre em contato com a federação do seu estado.

Sobre o NAC

Desde 2015, os NACs assessoram os empresários industriais sobre as linhas de crédito disponíveis no mercado, de acordo com cada demanda. Os especialistas dão suporte com informações sobre a documentação exigida, taxas de juros cobrada, eventuais exigências de garantia, número de parcelas, itens financiáveis, entre outros pontos.

Relacionadas

Leia mais

Juros estão acima do necessário para combater a inflação e impõem riscos à economia, avalia CNI
Como conseguir financiamento para investir na minha empresa?
Saboaria brasileira conquista mercado internacional após qualificação para exportar

Comentários