OMC e ICC reconhecem atuação da Confederação Nacional da Indústria em barreiras comerciais

Entidades selecionaram iniciativa da CNI como um projeto Small Business Champions. Proposta da CNI apoiará pequenas empresas na identificação e superação de barreiras para ampliar negócios em mercados internacionais

A Organização Mundial do Comércio (OMC) e Câmara de Comércio Internacional (ICC, sigla em inglês) selecionaram a iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em barreiras comerciais como um projeto Small Business Champions - reconhecimento à atividades do setor privado que apoiam a competitividade de pequenos negócios em todo o mundo.  

O projeto da CNI foi um dos três selecionados e oferecerá uma série de ferramentas para que empresas do Brasil entendam melhor, identifiquem e consigam superar barreiras comerciais enfrentadas no comércio exterior.  O anúncio foi feito nesta quarta-feira (14), na sede da OMC, em Genebra, na Suíça. 

A iniciativa da CNI contempla atividades como pesquisa sobre as principais barreiras comerciais e aos investimentos enfrentadas por pequenas PMEs; série de capacitações itinerantes em 9 estados brasileiros, estudos de casos específicos e lançamento da Coalização Empresarial de Barreiras e Facilitação de Comércio e produção de material multimídia informativo sobre o assunto. 

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a seleção é um reconhecimento a um trabalho que a Confederação intensificou há três anos. "O tema de barreiras é uma prioridade para a indústria brasileira. Com o nosso projeto, apoiaremos pequenas e médias empresas a se preparar melhor para enfrentar esses desafios", afirma. 

EUA E REINO UNIDO - Além da CNI, os outros dois projetos selecionados foram do Instituto de Exportação e Comércio Internacional, do Reino Unido, e do eBay, dos Estados Unidos. A partir da seleção, a OMC e o ICC acompanham o desenvolvimento das atividades escolhidas e, no fim do ano, conforme os resultados de cada projeto, as entidades reconhecem as iniciativas como "Small Business Champions". O Google foi a primeira empresa a obter o título. 

Para o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, "as propostas vêm de partes diferentes do mundo, mas compartilham um desejo genuíno de apoiar as pequenas empresas e ajudá-las a adquirir as habilidades necessárias para negociar internacionalmente".  O secretário-geral da ICC, John Danilovich, disse que as inciativas selecionadas demonstram a atuação do setor privado em inserir mais PMEs no comércio internacional. "Essas três novas propostas - do Instituto de Exportação e Comércio Internacional, eBay e da CNI - mostram poderosamente a determinação do setor privado para tornar o comércio mais inclusivo." 

Relacionadas

Leia mais

CNI e ICC inauguram Centro Internacional de Audiências Arbitrais em São Paulo
Capacidade de o Brasil competir no mercado mundial  dependerá da migração para a Indústria 4.0
Para 92% dos brasileiros, é importante que candidatos à Presidência da República defendam controle de gastos públicos

Comentários